Mais de 837 mil vagas serão disponibilizadas pelas redes públicas de ensino do Amazonas para o ano letivo de 2026. Do total, 283.497 são destinadas a novos estudantes, 195.555 na rede estadual e 87.942 na rede municipal de Manaus. O calendário completo foi apresentado nesta terça-feira (9), em ação conjunta entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Educação e Desporto Escolar, e a Prefeitura de Manaus, via Semed, com apoio da Prodam.
O calendário reúne todas as etapas: rematrículas automáticas, reordenamentos, transferências, atendimento prioritário a alunos com deficiência, matrículas de novatos e período para retardatários. A reserva de vagas será realizada prioritariamente pelo site matriculas.am.gov.br, tanto na rede estadual quanto na municipal. As escolas também estarão abertas para atendimento presencial.
A secretária de Estado de Educação, Arlete Mendonça, reforçou a importância da organização antecipada das famílias. “Esse trabalho tem sido feito em conjunto porque nós entendemos a importância que tem para a sociedade amazonense, dizer do nosso compromisso e do nosso comprometimento, estamos lançando esse calendário agora, no dia 9 de dezembro, para que todos os pais e responsáveis se organizem”, destacou.
Para 2026, a rede estadual ofertará 542.287 vagas entre capital e interior: 346.732 referentes a rematrículas e reordenamentos e 195.555 para novatos.
Datas e etapas — Rede Estadual
- Rematrículas automáticas: 16/12 a 06/01
- Reordenamento: 07/01
- Confirmação do reordenamento: 8 e 9/01
- Transferências prioritárias (alunos com deficiência): 12 e 13/01
- Transferências gerais: 14 e 15/01
- Novos alunos: 16 a 20/01
Rede Municipal de Manaus
- Rematrículas: 22/12 a 06/01
- Transferências e novos alunos com deficiência: 12 e 13/01
- Novos alunos: 16 a 20/01
A Semed rematriculará 236.190 estudantes e ofertará 87.942 novas vagas, podendo alcançar 295.199 matrículas no total.
Educação Infantil e Creches
As vagas para creches municipais seguirão processo próprio. As inscrições ocorrerão de 6 a 13 de janeiro, pelo site inscricaocreche.semed.manaus.am.gov.br. O secretário municipal de Educação, Júnior Mar, destacou a ampliação histórica de vagas.
“Quando nós assumimos, em 2021, eram 5 mil vagas. Nós conseguimos aumentar, em quatro anos, mais 5 mil, e agora, para 2026, serão mais 6 mil vagas. Então, nós teremos mais de 16 mil vagas de creches. Na Semed Manaus, o atendimento é crescente. E não é apenas importante para a criança. A gente sempre reforça que a mãe pode colocar a criança na creche e trabalhar para garantir o seu sustento”, afirmou.
A divulgação dos resultados será no dia 20/01, com confirmação presencial de 21 a 27 de janeiro nas creches selecionadas.
Como garantir a vaga
A reserva de vaga tem validade de três dias úteis. Após esse prazo, perde a validade. A matrícula só é efetivada mediante apresentação da documentação na escola — pelo responsável ou pelo próprio estudante, se maior de 18 anos. Todo o processo é gratuito.
Estão disponíveis vagas para:
- Educação Infantil
- Ensino Fundamental (1º ao 9º ano)
- Ensino Médio (1ª a 3ª série)
- Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Canais de atendimento
Seduc-AM:
- 0800 092 5050
- WhatsApp: 800 092 5050
- seduc.atende@seduc.net
Semed Manaus:
- gmatricula@semed.manaus.am.gov.br
- falasemed@semed.manaus.am.gov.br
Tecnologia e acessibilidade
A plataforma matriculas.am.gov.br, desenvolvida pela Prodam, passou por atualizações que aprimoram a experiência do usuário. Ela oferece recursos de acessibilidade para pessoas com baixa visão, cegueira ou deficiência auditiva e está disponível em português, espanhol e inglês. Pode ser acessada por computadores, tablets e smartphones.
O diretor-presidente da Prodam, Ransés Gadelha, explicou as melhorias implementadas. “Para 2026, incorporamos melhorias de desempenho e reforçamos a infraestrutura com um banco de dados mais moderno, garantindo uma navegação mais intuitiva e um processo de matrícula ainda mais ágil. Sem esquecer, é claro, a importância da proteção de dados”, afirmou.
Cadastro de novos alunos
O cadastro para novos estudantes é simples: o responsável informa nome, e-mail e CPF no site, recebe um código de validação e acessa a plataforma. Também é possível entrar usando a conta Gov.br, o que reduz etapas e facilita o processo.
Com informações do repórter João Paulo Oliveira e Agência Amazonas



