Evento reúne representantes do interior

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), realiza, até esta sexta-feira (20/10), um treinamento para capacitação de coordenadores de vigilância em saúde do estado no aprimoramento de informação epidemiológica de qualidade.

A programação é realizada pelo Núcleo de Sistema de Informação (Nusi) da FVS-RCP e o objetivo é a inserção de informação de qualidade, por parte dos municípios, nos sistemas de notificação de saúde do Ministério da Saúde. O público são coordenadores de vigilância epidemiológica e digitadores que inserem os dados nos sistemas.

A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, reforça que a iniciativa é destinada a atualização dos profissionais. “O treinamento permite qualificar os índices do município para obter um monitoramento melhor de agravos e doenças. A ocasião também permite a troca de experiências sobre como os municípios lidam no cotidiano”, salienta a diretora.

Segundo a gerente do Nusi, Ana Cabrinha, o treinamento técnico foi planejado após ser identificado que, com a rotatividade de profissionais no interior do Estado, as novas equipes de saúde precisam da atualização para registro de dados de maneira correta.

“Dependemos de informações precisas para a gestão direcionar as atividades e recursos. Então, a capacitação visa que o preenchimento dos dados seja de forma correta e impacte positivamente nas ações”, afirma.

Fotos: Júnior Santos/FVS-RCP

Notícias relacionadas

Pular para o conteúdo