Exame de detecção da doença agora faz parte do teste do pezinho
A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), instituição vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), realizou, em parceria com a própria SES-AM, de 11 a 14 de setembro um treinamento para profissionais de saúde do município de Parintins (a 369 quilômetros de Manaus). A capacitação tem ênfase na triagem neonatal com ênfase em toxoplasmose gestacional e congênita.
O treinamento visou atualizar e capacitar os profissionais de saúde da cidade sobre a inclusão da toxoplasmose, como um exame de triagem, no teste do pezinho que é realizado em recém-nascidos. “Qualificar esses técnicos para diagnosticar a toxoplasmose, nessa etapa inicial da vida, é fundamental para iniciar o tratamento em tempo oportuno”, ressalta a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim.
Na FVS-RCP, o assunto é tratado pela Gerência de Vigilância de Doenças Transmissíveis (GVDT) no Departamento de Vigilância Epidemiológica (DVE). O enfermeiro Diego Queiroz, técnico responsável pelo monitoramento do agravo de toxoplasma no estado, destaca que o treinamento busca qualificar o processo de identificação da doença.
“O objetivo é fortalecer a assistência local e a vigilância epidemiológica, onde será realizado o teste do pezinho. Caso haja resultado positivo para toxoplasmose, será realizada uma segunda coleta sanguínea para o diagnóstico no Laboratório Central de Saúde Pública do Amazonas”, destaca Diego.
O secretário de saúde municipal de Parintins, Clerton Florêncio, acrescenta que o treinamento promoveu qualificação para a equipe de profissionais de saúde no município. “Essa parceria é extremamente importante para o município de Parintins, pois vem somar com todo o trabalho que já realizamos no município, qualificando essa atenção materna infantil. Então, agradecemos essa ação fundamental para o atendimento aqui na cidade”, enfatiza.
Toxoplasmose congênita
A toxoplasmose congênita (TC) é uma doença infecciosa que resulta da transferência do protozoário Toxoplasma gondii, presente por infecção primária da mãe durante a gestação, para o bebê. Os recém-nascidos que apresentam manifestações clínicas podem ter sinais no período neonatal ou nos primeiros meses de vida.
Teste do pezinho
O Teste do Pezinho é obrigatório e deve ser realizado em todos os recém-nascidos para a identificação em tempo apropriado de doenças metabólicas, genéticas e infecciosas. É coletado na rede pública, obedecendo a procedimentos desde a triagem, confirmação, diagnóstico e tratamento para uma série de condições.
Fotos: Divulgação/FVS-RCP