A expectativa é realizar mais de 8,3 mil exames de imagens, até o dia 10 de janeiro

As Carretas da Saúde e de Tomografia do Governo do Amazonas estarão atendendo nas zonas oeste e leste de Manaus, com a expectativa de realização de 8.330 exames de imagens, até o dia 10 de janeiro.

Uma das Carretas da Saúde e a de Tomografia estarão, a partir de segunda-feira (09/12), no Centro de Educação em Tempo Integral (Ceti) Áurea Pinheiro Braga, na avenida Brasil, bairro Compensa, zona oeste. A outra Carreta da Saúde permanece no estacionamento do Shopping São José, na avenida Cosme Ferreira, zona leste, onde está atendendo desde o dia 2 de dezembro.

Nas Carretas da Saúde são oferecidos exames de mamografia e ultrassonografia. A Carreta de Tomografia é específica para esse tipo de exame. Na zona oeste, onde estarão os dois tipos de Carretas, deverão ser contabilizados 5.250 procedimentos. Já na zona leste, a Carreta da Saúde deve realizar 3.080 exames de mamografia e ultrassonografia.

De acordo com a secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, as unidades móveis facilitam o acesso a exames de imagens importantes para o diagnóstico precoce de doenças. “As Carretas da Saúde têm um importante papel, ao levar os serviços para bem próximo das residências e, inclusive, cumprindo também roteiro no interior do Estado, facilitando a vida das pessoas que já estão com os pedidos médicos para realização dos exames de imagens”, afirmou.

O trabalho realizado pelas unidades móveis, segundo ela, faz parte do Programa Saúde Amazonas, criado pelo governador Wilson Lima, para ampliar, dar agilidade e facilitar o acesso da população aos serviços da rede pública.

Nas Carretas da Saúde, explica a secretária Nayara Maksoud, os exames de ultrassonografia realizados são de abdômen total, de abdômen superior, de tireoide, mama, de próstata via abdominal, de aparelho urinário, obstétrica, transvaginal e pélvica.

Na Carreta de Tomografia os exames são das áreas de tórax, abdômen, crânio, pelve, extremidades e colunas cervicais, torácicas e lombossacrais.

Os atendimentos nas unidades móveis são exclusivos para adultos e acontecem das 8h às 12h e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira.

FOTOS: Evandro Seixas/SES-AM

Notícias relacionadas

Pular para o conteúdo