O Largo de São Sebastião foi palco, na última sexta-feira (19), de uma celebração marcada por emoção e memória cultural. O programa Carrossel da Saudade, que completa 46 anos de história, ganhou uma edição especial em homenagem ao aniversário de seis anos do Sistema Encontro das Águas.
Com um público lotando o espaço, a noite reuniu homenagens, música e a participação de todas as gerações. Firmino Gutemberg, aposentado, lembrou a relação de longa data com o evento: “Eu frequento o Carrossel desde o primeiro dia, desde 1979, de corpo presente”. O maestro Rui Carvalho destacou o caráter afetivo do espetáculo: “Estamos muito felizes em participar de mais uma edição do Carrossel da Saudade e preparamos um repertório especial para todos curtirem essa celebração”, disse.
No palco, a festa teve a presença dos apresentadores da emissora, que se revezaram entre lembranças e 
homenagens à trajetória da TV pública. Para o diretor-presidente do Sistema Encontro das Águas, Oswaldo Lopes, a data simboliza o compromisso com a sociedade: “É uma satisfação muito grande fazer isso. Eu acho que nós que vestimos essa camisa, que colocamos esse colete, que usamos esse crachá, é uma conquista que não tem tamanho, não tem preço. E isso a gente faz com satisfação, que é o nosso dever”.
Entre os convidados, autoridades também destacaram o papel da emissora. O diretor-presidente da Afeam (Agência de Fomento do Amazonas), Marcos Vinícius Castro, afirmou: “Parabenizar nosso Presidente Oswaldo, a todo o time do Sistema Encontro das Águas, que estão trazendo inovação, uma nova roupagem, tanto com a rádio, como com o podcast, sempre o nosso Presidente procurando inovar”.
As vozes da Rádio Encontro das Águas deram o tom da homenagem. Para a apresentadora Natália Freire a 
marca tem tudo a ver com a região: “A marca é linda, tem tudo a ver com a gente, com as cores da Amazônia, do Brasil, do nosso Encontro das Águas. A gente tem esse sentimento de pertencimento”, disse.
O apresentador Bob Lester completou: “O programa da Família Amazonense, aqui no Largo São Sebastião, numa noite muito gostosa e levando essa emoção, essas músicas que fazem parte da história de vida de muitas pessoas, marcando esses seis anos desse novo momento que vive a comunicação pública do estado do Amazonas”.
O público, vindo inclusive de outros estados, se envolveu na festa. A fisioterapeuta Regiane Carvalho comentou: “É bacana ter esse contato. Minha tia tá visitando, veio do Paraná e tá adorando”.
A música também foi destaque da noite. A Amazonas Band e a nova formação do grupo Carrapicho animaram o público. O vocalista Adriano Pantoja agradeceu o espaço. “TV Encontro das Águas é uma maravilha. Obrigado pelo espaço que deu para a Banda Carrapicho, para nossa nova formação”.

A noite também marcou o aniversário de um ano do programa Panorama. O apresentador Ibrahim Ossame celebrou: “Ao longo desses seis anos da marca Encontro das Águas, que veio com toda essa modernidade e trouxe tantas inovações para a nossa comunicação, foram muitas transformações positivas. Que bom que a gente está comemorando em grande estilo”.
Encerrando as homenagens, o secretário executivo de Cultura do Amazonas, Cândido Jeremias, reforçou a importância do evento: “Carrossel já faz parte do calendário cultural do nosso Estado. E é uma noite muito especial. A gente vem aqui dançar, lembrar os velhos tempos. A gente vê pessoas jovens, da terceira idade, marcando presença também. E, claro, um grande espetáculo”.

A festa é promovida pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, reforçando a importância de iniciativas que preservam a memória cultural do Estado. Criado no fim da década de 1970, o programa Carrossel da Saudade tornou-se o mais longevo da televisão no Amazonas e é Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado.
A comemoração atraiu grande público ao Largo, que acompanhou cada detalhe da programação, com transmissão ao vivo pela TV Encontro das Águas (canal 2.1).
*Com informações do repórter João Paulo Oliveira e da Agência Amazonas



