Ao menos 11 ocorrências de incêndios foram atendidas pelo Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) no período entre 18h da última sexta (29/03) até 6h desta segunda-feira (01/04). Desse montante, cinco foram em residência, três em veículos, um em comércio, um em transformador de energia elétrica e um princípio de incêndio.
De acordo com o titular do Comando de Bombeiros da Capital (CBC), tenente-coronel BM Alexandre Freitas, o incêndio pode ser algo imprevisto. Ele alerta sobre os cuidados simples que a população deve ter para evitar esse tipo de ocorrência.
“Um incêndio, pela própria definição, é algo imprevisto e que foge do controle. Se não for criminoso, ou seja, provocado intencionalmente, certamente acontecerá de maneira inesperada. Por isso, não há como prever o sinistro, mas o cidadão pode sempre redobrar os cuidados ao investir em prevenção, tomando cuidados básicos, como fazer a manutenção da rede elétrica de sua residência, observar o prazo de validade da mangueira de gás, evitar deixar equipamentos elétricos ligados enquanto não houver pessoas em casa, caso dos condicionadores de ar e ventiladores, normalmente causas comuns de incêndios”, explica a autoridade militar.
Na sexta-feira (29/03), os bombeiros militares receberam dois chamados via 193. A primeira ocorrência deu entrada às 18h33, quando a equipe da Auto Bomba Tanque (ABT) do Batalhão de Bombeiro Especial (BBE) se deslocou para a Subestação de Energia Elétrica da Eletrobras Amazonas Energia, localizada na avenida Mário Ypiranga. Havia três geradores em princípio de incêndio. O fogo foi controlado com extintores da própria subestação e resfriado com 200 litros de água da viatura.
A segunda ocorrência foi um incêndio em residência, na rua do Rosário, bairro Redenção, zona centro-oeste de Manaus. Quando a viatura chegou ao local o fogo já estava controlado. Não houve registro de feridos. Três incêndios e um princípio foram registrados pelo disque emergência 193 na tarde de ontem (31/03), um na rua Riad, no bairro planalto, outro na rua Araújo Lima, bairro Amazonino Mendes 2.
Animais resgatados – No incêndio registrado na avenida Cosme Ferreira, bairro Zumbi, zona leste, os bombeiros militares conseguiram resgatar dois cachorros que estavam presos na residência que, com o sinistro, teve perda parcial dos bens.
Incêndios de média e grande proporções – A principal ocorrência foi o incêndio na rua Delcidio do Amaral, bairro Educandos, zona sul de Manaus. O acionamento foi às 20h30. A primeira viatura a chegar no local foi a Auto Bomba Tanque (ABT) do Posto Central com tempo de resposta de sete minutos. Ao todo, foram utilizadas seis viaturas de combate, uma Unidade Resgate e as viaturas de comando. O combate às chamas durou cerca de 45 minutos, sendo utilizados 25 mil litros de água. Vinte e três bombeiros atuaram na ocorrência. O CBMAM não teve registro feridos. Duas casas foram atingidas, sendo uma de madeira com perda total e outra de alvenaria com perda parcial. A ação contou com a integração de diversos órgãos estaduais e municipais.
No domingo (31/03), o CBMAM também atendeu um incêndio no bairro Alvorada, zona centro-oeste da capital. A guarnição realizou abertura de portas, extinção de chamas e constataram que havia uma vítima fatal. Um homem de 31 anos, portador de deficiência.
Incêndio em veículo – Três ocorrências de incêndio em veículos foram registradas também no último fim de semana. Uma no bairro Aleixo, envolvendo um caminhão, no qual foram utilizados 3 mil litros de água no combate. Houve perda total da cabine de direção. Outro registro ocorreu na Grande Circular com um ônibus da Empresa Global. Nesse, os bombeiros usaram 5 mil litros de água para combate e rescaldo. O último caso ocorreu no bairro Compensa, zona oeste.
FOTOS: DIVULGAÇÃO/BOMBEIROS