Anteriormente, certificado era emitido pelo COV, na FVS-RCP
O Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP) da Febre Amarela, que comprova a vacinação contra a doença, passou a ser emitido via ConecteSUS, site e aplicativo oficial do Ministério da Saúde para acesso a serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) de forma digital.
Anteriormente, no Amazonas, o certificado era emitido pelo Centro de Orientação ao Viajante (COV), na Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM). O COV é setor da FVS-RCP credenciado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
A mudança de regras para emissão do documento está disponível no sistema de emissão do CIVP. Conforme a Anvisa, os registros de vacinação de febre amarela, realizados nos postos de vacinação, são gerados automaticamente com o certificado no ConecteSUS.
No entanto, de acordo com a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, a equipe do COV na FVS-RCP, que emitia os documentos em parceria com a Anvisa, está orientando o público que busque o certificado no local até dia 30 de julho.
“Os técnicos realizam as orientações e informam sobre a mudança, explicando como acessar o certificado já pelo ConecteSUS. Estamos realizando esse serviço de orientação até o fim deste mês de julho, que consideramos como período de transição”, informa Tatyana.
Estatísticas do COV
Em 2022, os países mais procurados pelos viajantes partindo de Manaus foram Estados Unidos, Portugal, Colômbia, Japão, República Dominicana (Punta Cana), Caribe, Maldivas.
Ao todo, em 2022, foram emitidas 4.128 CIVP. O COV não emite o certificado de vacinação de Covid-19. Este documento é possível obter diretamente no ConecteSUS.
Vacina
A vacina contra febre amarela está disponível na rotina nos postos de vacinação que são operacionalizados pelas Secretarias Municipais de Saúde.
A orientação é que a vacina contra febre amarela seja tomada, de preferência, com antecedência mínima de 10 dias antes da viagem para regiões de matas e estados ou países com a circulação de vírus. Alguns destinos internacionais exigem a apresentação do Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP) da febre amarela.
Esquema vacinal
Atualmente, para pessoas entre 5 e 59 anos de vida, nunca vacinadas anteriormente, o imunizante contra a febre amarela é aplicado em dose única e tem validade por toda a vida.
Em menores de cinco anos, a vacina é aplicada aos 9 meses de vida, com uma dose de reforço aos 4 anos de idade. Já as pessoas com mais de 60 anos, gestantes e mães que amamentam bebês menores de seis meses precisam de avaliação clínica para confirmar a indicação ou contraindicação da vacina.
A imunização é contraindicada para pessoas com febre alta, deficiência do sistema imunológico ou que tenham histórico de reação alérgica grave aos componentes da vacina, como ovo e gelatina.
FOTOS: Lucas Macedo/FVS-RCP