Instalado pela Marinha do Brasil nas águas do Rio Negro, nas proximidades do Encontro das Águas, o tradicional posto de fiscalização conhecido como “Chapa Quente” entrou em operação nesta segunda-feira (23), sob comando da Capitania Fluvial da Amazônia Ocidental (CFAOC). Até sexta-feira (27), todas as embarcações de transporte de passageiros que partirem do Porto de Manaus deverão atracar no local para inspeção obrigatória.
A medida integra a Operação Parintins 2025, realizada anualmente pela Marinha para garantir a segurança da navegação durante o Festival Folclórico de Parintins, que ocorre de 27 a 29 de junho. Ao todo, cerca de 185 militares se revezam no posto de fiscalização em regime ininterrupto, 24 horas por dia.
Entre os procedimentos adotados estão a contagem rigorosa de passageiros, checagem da documentação de condutores e tripulantes, verificação da validade de itens de segurança e salvatagem, além da vistoria das condições gerais das embarcações. A expectativa é que aproximadamente 100 mil passageiros passem pela Chapa Quente nos próximos cinco dias. A atuação da Marinha contribuiu para que, nos últimos dois anos, não houvesse registros de acidentes fluviais durante o festival.
Segurança reforçada
A Operação Parintins 2025 conta ainda com o suporte do Comando do 9º Distrito Naval (Com9ºDN), que mobilizou uma ampla estrutura logística. Além do posto na capital, a Marinha ativou bases de fiscalização nas cidades de Itacoatiara e Parintins. Durante o evento, estarão em operação dois Navios-Patrulha Fluvial, um helicóptero UH-12 “Esquilo”, 23 embarcações de apoio – entre lanchas blindadas, motos aquáticas e unidades de resgate – e cerca de 255 militares.
Neste 58º ano da Operação, a força-tarefa conta com apoio de diversos órgãos civis e de segurança pública, como a Polícia Militar e Civil do Amazonas, Conselho Tutelar, Vara da Infância do TJAM, além de secretarias estaduais e municipais ligadas à assistência social, justiça e cidadania.
Emissão de Passe antecipa inspeções
Como parte da preparação, a Capitania Fluvial realiza anualmente inspeções prévias para emissão do chamado Passe, documento que autoriza embarcações a seguir diretamente para Parintins. Em 2025, 289 embarcações foram previamente autorizadas. As demais também poderão navegar até a ilha, desde que passem pela inspeção completa na Chapa Quente e estejam em conformidade com todas as exigências de segurança.
*Com informações da Marinha do Brasil



