FVS-RCP teve 35 pesquisas científicas no evento

Participando ativamente do 59º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (SBMT), o MedTrop 2024, que se encerra nesta quarta-feira (25/09), a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) reforça o compromisso com a integração entre ciência e estratégias governamentais.

Com o tema “Medicina Tropical sob o Olhar de Saúde Única”, o evento é realizado no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo, e conta com a participação de estudantes, pesquisadores e profissionais de todo o país. Somente pela FVS-RCP, foram 35 pesquisas científicas aprovadas e apresentadas no evento científico.

As pesquisas contemplam as áreas de Vigilância Ambiental e Controle de Doenças, Laboratório Central de Saúde Pública, Vigilância Epidemiológica, Planejamento, Emergências em Saúde Pública e Ações Estratégicas. Além disso, o evento destaca a colaboração científica com outras instituições voltadas à saúde tropical, fortalecendo parcerias e promovendo avanços no combate a doenças endêmicas.

Para a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, a pesquisa em vigilância em saúde é essencial para melhorar os serviços de saúde pública, fornecendo dados que orientam políticas de prevenção e controle de doenças. “Identificar padrões epidemiológicos, avaliar riscos e monitorar agravos permite respostas mais rápidas às emergências de saúde. A integração entre as instituições é fundamental para garantir maior proteção à população”, ressaltou.

A diretora de Ensino, Pesquisa e Inovação (Depi) da FVS-RCP, Luciana Fé, destacou que a participação em grandes eventos científicos faz parte do planejamento estratégico institucional para promover melhores práticas nos serviços de saúde. “Estar presente nesses espaços fortalece o desenvolvimento técnico e estreita as relações junto a pesquisadores atuantes na área de vigilância em saúde”, avaliou.

Fomento à Pesquisa

Ivone Canales, apoiadora do Distrito Sanitário Indígena Manaus (Dsei Manaus), é uma das 4 mil participantes do MedTrop 2024, representando a FVS-RCP após ser premiada na categoria de melhor resumo durante o Seminário de Malária 2024. “É essencial promover espaços científicos que valorizem o trabalho de quem está na linha de frente dos serviços. A FVS faz isso no contexto local, proporcionando aos parceiros oportunidades como esta”, destacou.

Outro vencedor na categoria fotografia foi Franklin Ribeiro, gerente de endemias de Coari. “Coari foi contemplado para participar do MedTrop em 2004, em São Paulo, após vencer o concurso de fotografia da Fundação, entre 62 municípios, conquistando o primeiro e segundo lugares. Este evento é uma oportunidade valiosa de aprendizado e de troca com profissionais de todo o país, unidos pelo propósito de eliminar a malária no Amazonas, no Brasil e no mundo”, disse.

Gerson Gabriel, estudante do 6º período de Biologia da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) em Tabatinga, foi premiado no Seminário de Doenças Infecciosas Negligenciadas. “A FVS é uma referência e já estamos participando de pesquisas de campo, especialmente em doenças comuns na região do Alto Solimões, como malária e arboviroses”, reforçou.

O evento nacional oferece um espaço de diálogo e intercâmbio científico entre diversas áreas, incluindo serviços de saúde, pesquisa e academia.

FOTOS: Maíra Pessoa/FVS-RCP

Notícias relacionadas

Pular para o conteúdo