Entre os assuntos debatidos estão a homologação de processos e a leitura do relatório anual de atividades da entidade
Em reunião plenária ocorrida nesta terça-feira (19/12), o Conselho Estadual de Educação do Amazonas (CEE-AM) encerrou o calendário de reuniões em 2023, destacando os desafios e conquistas deste ano. Entre os assuntos debatidos, estão os relatos e a homologação de processos e a leitura do relatório anual de atividades do colegiado.
A reunião contou com a participação de representantes da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), do Instituto Federal do Amazonas (Ifam), do Sindicato das Instituições Privadas de Ensino do Amazonas (Sinepe), Sindicato dos Professores do Amazonas (Sinteam) e Sindicato dos Professores de Manaus (Sinpro).
A presidente do Conselho e secretária de Estado de Educação e Desporto Escolar, Kuka Chaves, destacou os desafios enfrentados no Amazonas em 2023. De acordo com a presidente, mesmo sob grandes demandas, o CEE-AM realizou um trabalho primordial em prol da educação.
“Não foi um ano fácil, mas, enquanto instituição, podemos citar que foi muito desafiador, mas com muitos avanços. Hoje, durante a reunião, tivemos mais de 120 processos homologados. Desta forma, vamos nos fortalecendo e conseguindo criar condições para dar continuidade aos trabalhos que são tão necessários para o Amazonas”, enfatizou a secretária Kuka Chaves.
A representante do Instituto Federal do Amazonas (Ifam), professora Maria Francisca Moraes, falou sobre os avanços relatados no interior do estado devido ao trabalho desenvolvido pelo Conselho de Educação.
“As peculiaridades do nosso Estado exigem a implementação de ações pedagógicas que nos tiram da área de conforto, entre elas, destacam-se a educação indígena e a educação do campo com destaque para a UEA e Ifam, com cursos de graduação ou pós-graduação oferecidos aos professores que atuam nas áreas ribeirinhas”, concluiu a professora.
Fotos: Euzivaldo Queiroz/ Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar