Com 21 medalhas de ouro, oito de prata e 11 de bronze, o Amazonas conquistou pela terceira vez o mais alto lugar do pódio neste fim de semana, ao faturar o título de campeão geral do Campeonato Brasileiro Região I de Judô. A competição, que foi realizada em São Luís, no Maranhão, contou com a participação 429 atletas de seis Estados das regiões Norte e Nordeste.
Para o Secretário de Juventude, Esportes e Lazer (Sejel), Caio André de Oliveira, orgulho é o sentimento que define essa conquista. “Nossos judocas estão de parabéns, pois chegaram marcando território e mostraram a força da modalidade no Amazonas. Estamos orgulhosos e continuaremos apoiando esse esporte que tanto cresce e revela talentos”, afirmou.
Dos 278 inscritos no naipe masculino e 151 no feminino, 61 faziam parte da delegação amazonense. Juntamente com o Amazonas, participaram da competição Amapá, Maranhão, Pará, Piauí e Roraima. Ao todo, o judô amazonense conseguiu arrastar 41 medalhas, sendo 23 no primeiro dia de competições, com as categorias Sub-15, Sub-21 e Sênior, e 17 no segundo dia, com o Sub-13 e Sub-18.
Com esses números, a equipe baré conquistou o tricampeonato regional repetindo os feitos de 2017 e 2018. Dentre os campeões, estavam atletas do Centro de Treinamento e Alto Rendimento do Amazonas (Ctara). Para o técnico de judô do Ctara, Gláucio Mendonça, o resultado é fruto de muito trabalho e dedicação dos atletas, pais e professores da modalidade.
“Nossos judocas estão de parabéns porque foram firmes e lutaram bravamente para conquistar este resultado. Agradeço aos técnicos e pais, que colaboraram com o sucesso da nossa equipe, e também aos clubes de judô do Amazonas, que enviaram seus atletas para representar nosso Estado e colocar o Amazonas no lugar que ele merece. Essa conquista é de todos nós”, comemorou.
Dobradinhas – Com direito a dobradinhas douradas nas categorias Sênior e Sub-21 Médio (até 90kg – masculino e até 70kg – feminino), os atletas Marcelo Campbell, da Fort Judô Clube, e Greyce Kelly Silva, da Associação La Sallista, mostraram sua garra e determinação, e faturaram o primeiro lugar em ambas as categorias.
Atleta da Seleção Brasileira Sub-21 e segundo lugar no ranking nacional, Marcelo Campbell teve uma preparação bastante significativa e intensa. O judoca amazonense participou da Copa São Paulo e, em seguida, viajou para um treinamento na Alemanha. Ao retornar, foi convocado pela Confederação Brasileira de Judô (CBJ) para treinar com a Seleção Brasileira Principal da modalidade.
No Regional, colocou o aprendizado à prova e faturou mais dois ouros para o histórico. “Ao todo fiz seis lutas, sendo três no Sub-21 e três no Sênior, e todas foram vencidas por ippon, que é a pontuação máxima durante uma luta de judô. Apesar de alguns erros durante os combates, e que logo serão corrigidos, pude trazer dois bons resultados e contribuir com a equipe para a pontuação final. Agora é hora de continuar a preparação para os novos desafios”, afirmou.
Bicampeonato – Repetindo o feito do último Regional, o atleta Osmar Júnior, da Associação Esportiva de Artes Marciais Amazônia (Aeamam), conquistou mais um ouro na categoria Sênior Pesado (+100kg), garantindo o bicampeonato na competição. Para ser campeão, ele ganhou três lutas. Aos 25 anos, ele falou sobre a preparação para as lutas.
“Durante o meu treinamento, intensifiquei a parte física, para que meu condicionamento ficasse melhor. Na parte técnica, participei dos treinos que ocorrem aos sábados, na Vila Olímpica, com os atletas do Ctara e do Master. Fiquei muito feliz com esta vitória, pois todo esforço valeu à pena. O melhor de tudo é que pude trazer novamente a medalha de ouro para o meu Estado e pude honrar os ensinamentos da minha sensei Denise Oliveira. O ano está só começando, então vou me esforçar para continuar trazendo bons resultados”, destacou.
RESULTADOS
Ouro
Caroline Barbosa
Osmar Santos
Marcelo Campbell (Sênior)
Greyce Silva (Sênior)
Gabriel Romano
Ana Júlia Queiróz
Maria Reis
Greyce Silva (Sub-21)
Marcelo Campbell (Sub-21)
Kamylle Santos
Layla Peres
João Moura
José Pereira
Samanta Santos
Kamylle Santos
Lívia Siqueira
Lucca Shirayanague
Maria Clara Salazar
Ewerton de Souza
Clarice Ribeiro
Víctor Ramos
Prata
Ítala Souza
Rafaela Barbosa
David Jhon
Luan Moises
Raissa Azevedo
Guilherme do Vale
Ândria da Silva
Arlan Pereira
Bronze
Jeriel Nunes
Gabriel Furtado
Carlos Ferreira
Emerson Caridade
Lucca Shirayanague
Patrick Fragata
Lucas de Carvalho
Pedro Folster
Kauã de Farias
Phellipe Cardoso
Williane Pedraça
FOTOS: Divulgação / Sejel