Em novembro, Amazonas registrou queda de 86% nos roubos ao transporte coletivo e roubo de celulares apresentou queda no mesmo período de 52%
O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM), inaugurou, nesta quarta-feira (18/12), a sede dos Programas RecuperaFone e Coletivo Mais Seguro. Durante a entrega do novo espaço, localizado na rua 7, no conjunto Celetramazon, bairro Adrianópolis, a SSP-AM fez a restituição de 500 celulares aos proprietários. Com o trabalho integrado entre a Polícia Civil (PC-AM) e Polícia Militar (PMAM), em novembro deste ano, o Amazonas registrou queda de 86% nos roubos ao transporte coletivo.
A nova sede foi revitalizada de forma conjunta entre a SSP-AM e a Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE). As duas unidades funcionarão no mesmo ambiente, mas com salas próprias de investigação, cartórios e acolhimento, em formato de delegacia. A ideia em ter as duas unidades funcionando no mesmo local é proporcionar acessibilidade ao cidadão e desta forma, aumentar o poder de resposta das Forças de Segurança.
O secretário de Segurança Pública do Amazonas, coronel Vinicius Almeida, ressaltou que a criação dos núcleos de investigação só foi possível graças aos investimentos realizados pelo governador Wilson Lima.
“O governador Wilson Lima faz parte dessa história. Sem dúvida, essa revolução na segurança pública acontece graças à visão estratégica dele. Estamos falando de investimentos em equipamentos, tecnologia e recursos humanos, com a contratação de novos profissionais, chamamento de concursados e, principalmente, a valorização de quem já atua no sistema de segurança. Além disso, há um forte investimento em infraestrutura, como o que estamos presenciando hoje”, ressaltou o secretário da SSP-AM.
O Programa RecuperaFone é coordenado pelo Núcleo de Investigação e Recuperação de Celular (NIRC). Lançado no dia 17 de setembro deste ano, tem auxiliado as polícias Civil e Militar na recuperação de mais de 2.100 aparelhos celulares com restrição de roubos e furtos. Deste total, cerca de 750 tiveram os proprietários identificados, sendo que 500 começaram a ser entregues nesta quarta-feira.
E o Programa Coletivo mais Seguro é coordenado pelo Núcleo de Repressão a Roubos no Transporte Coletivo e Rotas do Polo Industrial (Nurcc). As ações investigativas foram intensificadas a partir de junho de 2024 e, em cerca de seis meses, mais de 30 suspeitos de envolvimento em roubos foram presos e cinco grupos criminosos foram desarticulados.
As ações incisivas dos dois núcleos cooperaram para a queda dos índices criminais. O roubo ao transporte coletivo, por exemplo, caiu no mês de novembro 86%. E o roubo a celulares apresentou queda no mesmo período de 52%.
“Iniciamos as investigações e, ao longo do processo, conseguimos desarticular diversas quadrilhas que atuavam nos transportes coletivos e nas rotas do Distrito Industrial de Manaus. Esse trabalho nos permitiu não apenas reduzir os índices de criminalidade nessas áreas, mas também identificar e mapear os principais responsáveis por esses delitos”, destacou o coordenador do NURC, delegado Charles Araújo.
Restituição de celulares
Durante a inauguração da nova sede, o Governo do Amazonas iniciou a segunda devolução de celulares recuperados e identificados pelo Programa RecuperaFone. Desta vez, mais de 500 aparelhos aptos estão sendo devolvidos aos proprietários.
Em três meses, as ações realizadas pelas polícias Civil (PC-AM) e Militar (PMAM) com apoio do Programa RecuperaFone resultaram na recuperação de 2.100 celulares, a primeira entrega em massa foi feita em outubro deste ano, com a entrega de 210 aparelhos celulares.
O chefe do Estado-Maior da PMAM, coronel Bruno Azevedo, enfatizou que a recuperação dos aparelhos também é devido à intensificação das abordagens aos ônibus do transporte público e as rotas do Distrito Industrial.
“Sabemos que o celular é um bem importante para a sociedade, e a Polícia Militar, por meio dessas abordagens, realiza a recuperação desses aparelhos. Com o Núcleo, teremos mais agilidade nos trabalhos policiais e poderemos usar a inteligência para desarticular essas quadrilhas”, afirmou Azevedo.
Leonardo Barbosa, de 24 anos, já havia perdido as esperanças de recuperar o celular roubado, mas comemorou como se fosse um presente de Natal. “Depois de mais de um ano, consegui recuperar meu telefone, e estou aqui agradecendo. Estou muito feliz e quero agradecer à polícia mais uma vez pelo incrível trabalho. Sinceramente, é um presente de Natal”, disse o proprietário.
A lista com todos os nomes está publicada no site ssp.am.gov.br Todas as pessoas mencionadas no documento deverão comparecer entre os dias 18, 19 e 20 de dezembro, no prédio Celetramazon, localizado na rua 7, número 11, no bairro Adrianópolis.
Os atendimentos são feitos das 9h às 15h, por ordem de chegada, com a distribuição de senhas no início do horário de funcionamento. Todos os convocados devem apresentar um documento de identificação pessoal com foto, nota fiscal, caixa de aparelho ou o Boletim de Ocorrência (B.O), utilizado como registro do furto ou roubo do objeto.
FOTOS: Mauro Neto/Secom