A iniciativa busca ensinar a lógica da programação para crianças e adolescentes, por meio de oficinas, jogos e brincadeiras

Durante o mês de setembro, mais de 6 mil alunos da rede estadual de ensino participam da programação do “Scratch Day”. O evento tem como objetivo ensinar a lógica da programação para crianças e adolescentes. Nesta quarta-feira (25/09), foi a vez do Instituto de Educação do Amazonas (IEA), no Centro, receber a ação.
O Scratch Day é um evento mundial, que busca impulsionar o uso de tecnologias digitais e metodologias ativas no aprendizado. O evento é organizado a partir de uma variedade de oficinas, jogos, gincanas e brincadeiras.
Ainda em agosto deste ano, mais de 450 professores da rede estadual estiveram em encontros formativos sobre a plataforma, planejando atividades para os estudantes a partir das especificidades de cada disciplina. No Amazonas, as formações para os docentes são realizadas pela Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, por meio do Centro de Mídias de Educação do Amazonas (Cemeam).
O professor de Língua Portuguesa do IEA, Cristiano Rocha, aproveitou a oportunidade para atrelar o ensino da literatura à utilização de tecnologias, visando estimular a capacidade criativa dos discentes.
“Nós, professores, tivemos uma formação sobre esses programas e aplicativos, e este é o resultado de todo o trabalho que nós tivemos com os alunos do 8º ano, que hoje repassam os conhecimentos para o 6º ano. A partir das narrativas de aventura e de obras literárias, eles irão, de uma forma didática e interativa, aprender a manusear esses aplicativos, que são bases educacionais”, afirmou o educador.
Além de Cristiano, a professora de Ciências, Paula Romenya, também recebeu a formação e utilizou as ferramentas tecnológicas para ensinar os alunos a produzirem animações, baseadas nos conteúdos trabalhados em sala de aula.
“O meu tema do bimestre é ‘terra e universo’, então os nossos alunos, por meio do aplicativo Scratch e Octo Studio, criaram animações voltadas para o sistema solar e aprenderam conceitos sobre rotação, translação. Nós juntamos a parte teórica com a aplicabilidade”, comentou a professora.
Para o aluno do 8º ano, Isaque Luiz Soares, aprender mais sobre o uso de tecnologias na educação foi muito interessante. O jovem falou sobre a experiência de criar animações e compartilhar os conhecimentos com os estudantes mais novos.
“Eu vim explicar o quanto eu gostei desse projeto na disciplina de Ciências, sobre o sistema solar, que a gente produziu uma animação sobre a terra, o sol, o espaço, falamos sobre o aquecimento global e elaboramos vários vídeos”, afirmou o aluno.
Durante o evento, os estudantes escolheram obras literárias clássicas e adaptaram cenas para o Scratch, criando animações e diálogos interativos. Além disso, também trabalharam na criação de jogos baseados em personagens da literatura. Ao fim, os jovens apresentaram os projetos e receberam certificados de participação.

FOTOS: Eduardo Cavalcante / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar

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