Pelo menos R$ 230 milhões vão ser movimentados durante o evento, que terá exposições de animais, praça de alimentação e diversões para crianças
O maior evento do Agronegócio amazonense teve início na manhã desta terça-feira (24/09), com vasta programação para agricultores, empresários e visitantes em geral, que terão programação especialmente montada para diversão durante a exposição. A 46ª Expoagro acontece até domingo (29/09) no Parque Multiuso de Exposição Agropecuária Dr. Eurípedes Ferreira Lins, localizado no Km 2 da rodovia BR-174 (Manaus-Boa Vista).
A abertura foi feita pelo Governador Wilson Lima que enfatizou a estrutura Parque Multiuso de Exposição Agropecuária Dr. Eurípedes Ferreira Lins para dar ao público conforto e segurança ao mesmo tempo que permite negócios que fortalecem o Setor Primário do Amazonas.
Ao todo são 580 expositores e a expectativa é que pelo menos 280 mil pessoas prestigiem a 46ª Expoagro, movimentando algo em torno de R$ 230 milhões, entre vendas e investimentos nos mais diversos segmentos como agronegócios, entretenimento, alimentação, automotores entre outros.
De acordo com o titular da Secretária de Produção Rural Sepror (Sepror), Daniel Borges o evento, mesmo em período de forte estiagem, é uma oportunidade para o estado do Amazonas mostrar o quanto o setor primário se fortaleceu nos últimos anos, contribuindo significativamente para a economia de todo o estado.
“A Agricultura familiar, mesmo durante a pandemia foi que não deixou o Amazonas parar. Agora na estiagem e todas as dificuldades impostas pela seca, o alimento continua chegando às nossas residências. Então a Expoagro é mais do que merecida, tanto para quem trabalha quanto para quem depende do agronegócio”, disse Daniel Borges.
Além da Sepror, que coordena o evento, o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam), Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS) e a Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Amazonas (Adaf) atuam na 46ª Exposição Agropecuária do Amazonas, que terá feiras de produtos regionais, acesso ao crédito rural por agentes financeiros, gastronomia, parque de diversões, prova dos três tambores, artesanato, espaço infantil, exposição de animais, exposição e venda de equipamento agrícolas, cursos de capacitações, rodada de negócios.
Fique por dentro da programação completa da 46º Expoagro clicando neste link:
https://www.sepror.am.gov.br/wp-content/uploads/2024/09/46-EXPOAGRO-PROGRAMACAO-4_compressed.pdf
Programação
Corrida
A 1ª Corrida Expoagro Sustentável, com percursos de cinco e dez quilômetros, será realizada às 6h da manhã, de domingo (29/09). As inscrições podem ser feitas até as 23h desta quarta-feira (25/09).
Restaurantes
O parque de alimentação é composto de restaurantes especializados em comidas regionais, churrascarias, lanchonetes e cafés da manhã, esses funcionando a partir das 6h da manhã.
Palestras
Diversas palestras serão oferecidas aos participantes a partir das 8h de quarta-feira (25/09) até 17h de sexta-feira (27/09), em um espaço climatizado para receber os interessados. Entre os temas estão :
– A Amazônia e os eventos climáticos extremos: a estiagem
– Apresentação das energias renováveis: levando água até o homem do campo
– Impactos das queimadas no meio ambiente
– Iniciativas de promoção da inovação da agropecuária do Amazonas
– Manejo produtivo e inteligente na avicultura durante à estiagem
– Estratégias nutricionais para bovinos na estiagem
– Boas práticas na manipulação de agrotóxicos com viés na saúde humana e ambiental
– Comercialização na piscicultura regional por meio das boas práticas do manejo
Shows musicais
Para quem está interessado em música, a Expoagro 2024 tem 20 shows programados com artistas amazonenses. As apresentações, com duas horas cada, começam sempre às 18h com performances voltadas para as crianças como o palhaço Goiabada. A partir das 19h os cantores de forró, de pagode , sertanejo e boi bumbá. Entre as atrações estão o Grupo Xiado da Xinela, Carlinhos e Prince do Boi, George Japa e a estrela amazonense Nunes Filho.
FOTOS: Isaac Maia/Sepror e Diogo Peres/Secom