Com mil pessoas inscritas, o 4° Congresso Pan-Amazônico de Hematologia e Hemoterapia se encerra nesta sexta-feira (08/10)
Em formato digital, o 4° Congresso Pan-Amazônico da Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas termina nesta sexta-feira (08/10) e vai totalizar mais de 20 pesquisas relacionadas às doenças do sangue.
O encontro contou com a participação de palestrantes vinculados à Hemoam e a institutos como o Hospital Albert Einstein (SP), Universidade de São Paulo, Fundação Oswaldo Cruz de Minas Gerais, Universidade Federal de Goiás e Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Além das entidades de pesquisa nacionais, o congresso teve ainda a participação de Hamza Mechchat, da Universidade de Fez, no Marrocos.
O coordenador do evento, Alysson da Costa, destacou alguns temas que foram apresentados durante o evento.
“Ao longo desses três dias pudemos conhecer um pouco mais das problemáticas amazônicas nas áreas de hematologia e hemoterapia. Falamos sobre os desafios da universalização da assistência hematológica no Amazonas, abordando desafios que enfrentamos para oferecer serviço de qualidade aos portadores de doenças hematológicas, em um estado com dimensões continentais, como o Amazonas”, pontuou o pesquisador.
Outros temas – Os desafios enfrentados no controle das crises nos pacientes e a descoberta de plantas medicinais com atividade antileucêmica, que poderão ser avaliadas para a criação de novos fármacos foram outros temas apresentados durante o encontro.
Nesta sexta-feira, a programação se encerrou com estudos sobre a segurança transfusional e novos métodos de diagnósticos de doenças do sangue.
FOTOS: Divulgação/Hemoam
LEGENDAS SUGERIDAS
Foto 1: Congresso abordará estudos sobre doenças malignas do sangue
Foto 2: Congresso reunirá mais de 20 pesquisadores de institutos nacionais e internacionais