Estrutura foi inaugurada pelo governador Wilson Lima e faz parte de parceria entre o Governo do Amazonas e Consulado-Geral do Japão. (Fotos: Divulgação / Janailton Falcão)

Com entusiasmo e novos planos para o futuro, idosos celebraram nesta quarta-feira (23) a inauguração da Cozinha Escola da Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade (FUnATI). O espaço será voltado à promoção da alimentação saudável, capacitação culinária e incentivo ao empreendedorismo, como parte das atividades de extensão da instituição.

A aposentada Dídia Santos, 69, participa da Funati há 12 anos e foi uma das primeiras a conhecer a nova estrutura. “A expectativa é muito grande para aprender mais coisas, adquirir mais conhecimento; Isso é para nossa qualidade de vida mesmo, para eu aprender e para levar para minha casa e para minha família”, afirmou, animada com as possibilidades que o novo espaço oferece.

A iniciativa é uma parceria entre o governo do Amazonas e o consulado-geral do Japão em Manaus, por meio do Programa de Assistência para Projetos Comunitários (APC), do governo japonês. O valor do investimento foi de US$ 68.944,00.

A inauguração contou com a presença do governador Wilson Lima, alunos da fundação, convidados e autoridades. A placa da nova Cozinha Escola “Sabores da Vida” foi descerrada durante a cerimônia, que também marcou o fortalecimento dos laços culturais entre Amazonas e Japão.

“Vamos oferecer oficinas para um grande número de alunos idosos, além da imersão na culinária amazônica e japonesa. Vamos incentivar a alimentação saudável e a possibilidade de fonte adicional de renda para que eles possam ganhar um recurso nas comunidades onde vivem”, destacou o reitor da Funati, Dr. Euler Ribeiro.

A aluna Maria Auxiliadora de Carvalho, 67, ressaltou o impacto do projeto na vida dos participantes. “Muitas pessoas gostam de cozinhar, mas não tiveram oportunidade. Agora vamos aprender, fazer uma alimentação saudável e, quem sabe, até vender o que produzirmos”, disse.

Com aproximadamente 90 metros quadrados, a nova estrutura conta com cozinha equipada, depósito e dois vestiários. Os cursos serão ofertados nos turnos matutino e vespertino aos alunos matriculados na pró-reitoria de Extensão, Cultura e Lazer da Funati.

As formações oferecidas incluem temas como a Dieta Amazônica, inspirada no livro homônimo do reitor, o preparo de pães e pizzas em Panificação, e a valorização dos ingredientes locais no curso Café Amazônico.

Mais do que um espaço de formação, a Cozinha Escola se consolida como uma ferramenta de inclusão, qualidade de vida e autonomia na terceira idade.

*Com informações do repórter João Paulo Oliveira e Agência Amazonas

Notícias relacionadas

Acessar o conteúdo