O equipamento monitora, em tempo real, os níveis de poluentes presentes na atmosfera
A Defesa Civil do Amazonas instalou, nesta terça-feira (16/07), um medidor de qualidade do ar na Escola Estadual Gilberto Mestrinho, no município Nhamundá (a 383 quilômetros de Manaus). Este novo equipamento fornecerá dados essenciais para a proteção da saúde pública e a preservação do meio ambiente.
A instalação do equipamento é resultado de uma parceria entre a Defesa Civil, Secretaria do Meio Ambiente (Sema), Secretaria de Educação e Desporto do Amazonas (Seduc) e Prefeitura de Nhamundá.
Com o possível aumento das queimadas durante o período da estiagem, a qualidade do ar na região pode sofrer uma deterioração significativa. O monitoramento consiste na observação da quantidade de material particulado presente no ar, estimada pelo equipamento através de dois canais de lasers.
As informações são utilizadas para calcular o Índice de Qualidade do Ar a cada 80 segundos. Os dados estão acessíveis em tempo real através da Internet, sendo possível fazer o download para diferentes localidades em todo o mundo.
“A instalação do medidor de qualidade do ar traz inúmeros benefícios para a população local. Com informações precisas e atualizadas, será possível alertar a comunidade sobre os riscos à saúde associados à poluição do ar, especialmente para grupos vulneráveis, como crianças, idosos e pessoas com doenças respiratórias.”, afirmou o secretário da Defesa Civil do Amazonas, coronel Máximo.
Com a implementação dessa tecnologia, Nhamundá se junta a outras cidades como Autazes, Careiro Castanho e Manaquiri. O Governo do Estado planeja expandir a rede de monitoramento para todos os outros municípios do interior, criando uma base de dados robusta que contribuirá para o planejamento e a execução de políticas ambientais mais eficazes.
O secretário de Estado do Meio Ambiente, Eduardo Taveira, destacou a importância desse tipo de monitoramento. “Tendo o monitor, o Governo do Estado pode, por meio das suas secretarias, avaliar planos antecipados para ajudar a população em caso de uma piora na qualidade do ar, e assim, manter a saúde da população durante essas situações climáticas críticas”, ressaltou o secretário.
FOTOS: Divulgação/Defesa Civil do Amazonas