Simulado fortalece prontidão perante possíveis situações de emergência

Agentes da Defesa Civil passaram, na manhã desta sexta-feira (05/01), por um simulado do Sistema de Alerta. O treinamento teve como objetivo fortalecer a preparação dos agentes para situações emergenciais, através da disseminação e comunicação, por uma fonte oficial, de avisos confiáveis, precisos e acionáveis e informações associadas sobre probabilidade e impactos de potenciais desastres.
O envio dos alertas parte da observação, pelo Centro de Monitoramento e Alerta (Cemoa), de eventos adversos naturais, meteorológicos, geológicos e hidrológicos que possam causar danos e prejuízos à população. Os alertas são enviados através da Interface de Divulgação de Alertas Públicos (Idap) em articulação com órgãos e entidades estaduais, distritais e municipais de defesa civil.
Além do envio da informação diretamente para a população, ao identificar áreas vulneráveis e antecipar possíveis ameaças, as autoridades podem implementar medidas para mitigar os riscos e fortalecer as comunidades. Essa abordagem, baseada em dados, fornece uma base sólida para o desenvolvimento de planos de contingência, alocação de recursos e implementação de ações preventivas.
“Esses alertas são de extrema importância para que a população que mora em áreas de risco possa, antecipadamente, estar informada da possibilidade de eventos adversos no seu bairro, região, ou na própria residência.” Disse o Tenente Charlis Barroso, chefe do Centro de Monitoramento e Alerta
Instruções para cadastrar-se e receber alertas da Defesa Civil do Amazonas:
Por WhatsApp: Abra seu aplicativo de mensagens. Crie uma nova mensagem. Digite o número 61 2034 – 4611. Mande um “Oi” e siga as demais orientações para cadastrar os dados solicitados
Por SMS: Basta enviar um SMS com o CEP da sua rua para 40199.
Fotos: Mylena Matos/ Defesa Civil do Amazonas

Notícias relacionadas

Pular para o conteúdo