O dia amanheceu movimentado em um posto de gasolina que aderiu a campanha Dia Livre de Impostos. Vários motoristas aproveitaram para abastecer os veículos. Hoje, o combustível está sendo vendido a R$5,88. “Um amigo me ligou avisando que aqui estava com desconto e eu vim correndo pra cá, é R$100, mas faz diferença”, diz a motorista.
Na fila, outro condutor aconselha: “Tem que aproveitar né? Aproveitar essa oportunidade, o preço que a gente está pagando não tem nem condição, que está abastecendo direto nesse valor.
Após dois anos de pandemia, a ação volta ao formato presencial com uma das maiores edições de toda a campanha. “A gente não deixou de fazer a campanha, a gente fez a de 2020 e 2021, mas 2020 foi totalmente on-line, delivery e drive-thru em shopping center. E ano passado já fez um híbrido, já fizemos em um posto e em alguns restaurantes, drive-thru e tudo mais. Mas esse ano a gente conseguiu organizar presencial, então é o nosso maior evento em Manaus e um dos maiores do Brasil”, disse o coordenador CDL Jovem Manaus, Matheus Demazi.
No shopping, o movimento não foi diferente, mais de 70 lojas aderiram à campanha, vendendo produtos de vários segmentos sem repassar o valor da tributação aos clientes. “Se a gente pensar o preço do produto: o cara pega os ingredientes, soma os preços e tem um preço, bota uma margem e vende. Não é bem assim que funciona, inclui nele coisas, inclusive os impostos e os impostos principalmente aqui pra gente são muito altos. Por que para gente? Porque a gente traz muita coisa de fora, a gente traz o nosso queijo de Minas Gerais, o café vem de Minas, de São Paulo etc. Então são impostos, frete e tudo mais, e a gente quer mostrar para o público que isso incide muito forte nos nossos valores e é um dia para mostrar como seria se a gente tivesse menos, ou nada disso”, disse um lojista.
A campanha é promovida pela Confederação Nacional de Dirigentes e Lojistas e pela CDL Jovem, o objetivo principal é conscientizar a população e os comerciantes do segmento varejista sobre o peso da carga tributária nos preços do país.
Este ano a expectativa é de que mais de 40 mil lojas em todo o Brasil participem da ação com a movimentação de 2 bilhões e 600 mil reais. “É um momento de você aproveitar os preços, mas também é um momento de você se conscientizar e aprender um pouco e, ver que os produtos que você compra, desde a cesta básica até um calçado, um vestuário tem uma alta carga tributária e isso não tem benefício para a sociedade, então a gente tá aqui justamente para mostrar isso através do comércio”, disse o diretor da CDL Jovem Manaus, Lucas Bezerra.

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