A Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar (Seduc), por meio da Secretaria Executiva Adjunta Pedagógica (SEAP), abre, de 5 a 10 de fevereiro, as inscrições para a primeira mobilização do Exame Supletivo Eletrônico – Ensino Fundamental e Médio de 2026, em Manaus. Ao todo, serão ofertadas 6,5 mil vagas, conforme a disponibilidade.
Conhecido como Provão Eletrônico, o exame é voltado a pessoas que buscam regularizar a trajetória escolar ou obter a certificação de conclusão da Educação Básica. As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo site examesupletivo.seduc.am.gov.br. As provas serão aplicadas no período de 11 de fevereiro a 29 de maio.
De acordo com a gerente da Gerência do Atendimento Educacional Específico e da Diversidade (Gaeed), Kátia Mendes, a primeira mobilização é estratégica para quem necessita do certificado ainda em 2026. A orientação é que os interessados fiquem atentos ao cronograma e aos locais de aplicação.
Segundo a gerente, tanto quem interrompeu os estudos quanto aqueles que precisam do certificado de forma imediata podem participar do exame dentro deste período de inscrições.
Provão Eletrônico
Os candidatos poderão agendar até quatro componentes curriculares por dia, nos turnos matutino, vespertino ou noturno, de acordo com a disponibilidade de vagas. Para o Ensino Fundamental, são exigidos oito componentes curriculares e idade mínima de 15 anos completos. Já para o Ensino Médio, são 12 componentes curriculares, com idade mínima de 18 anos completos.
No dia da prova, é obrigatória a apresentação de documento oficial com foto. As avaliações são compostas por 20 questões objetivas. Será considerado aprovado o candidato que alcançar nota igual ou superior a 6,0, equivalente a 60% de acertos.
Após aprovação em todos os componentes curriculares, o certificado de conclusão poderá ser solicitado pelo e-mail provaoeletronico@educacao.am.gov.br ou presencialmente na Gaeed, localizada na sede da Seduc, na Avenida Waldomiro Lustoza, nº 250, bairro Japiim 2.
Locais de aplicação das provas
- Instituto de Educação do Amazonas (IEA) – Centro – Manhã e Tarde
- Escola Estadual Pe. Luís Ruas – Zumbi – Manhã, Tarde e Noite
- Escola de Educação Profissional Tecnológica Aníbal Beça – Novo Aleixo – Manhã, Tarde e Noite
- Escola Estadual Sólon de Lucena – São Geraldo – Manhã, Tarde e Noite
- Coordenadoria Distrital de Educação 07 – Colônia Terra Nova – Manhã e Tarde
*Com informações da Agência Amazonas



