Médicos residentes e participantes poderão acompanhar, do auditório, os procedimentos realizados no centro cirúrgico da unidade

A Fundação Hospital Adriano Jorge (FHAJ), unidade vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), vai sediar o “EndoUro Experts”, evento que reunirá, em Manaus, os principais urologistas do Brasil e do exterior. O encontro, que ocorre a partir desta sexta-feira (29/11) e segue até 1º de dezembro, tem como objetivo proporcionar aos médicos uma experiência única para aprimorar técnicas e conhecer inovações tecnológicas voltadas à urologia.

Participarão do evento, os médicos Ernesto Reggio, de Santa Catariana, membro da Sociedade Internacional de Endourologia, Giovanni Scala Marchini, da Divisão de Urologia do Hospital das Clinicas da Faculdade de Medicina de São Paulo, Fábio Sepúlveda, que vem da Bahia e é membro titular da Sociedade Brasileira de Urologia, entre outros convidados.

Durante os três dias do “EndoUro Experts”, serão transmitidos ao vivo, diretamente do centro cirúrgico do hospital, procedimentos de alta complexidade, para médicos residentes e participantes do evento acompanharem, permitindo uma imersão prática nas mais recentes abordagens da especialidade. Os médicos convidados vão realizar os procedimentos junto com a equipe da FHAJ.

A secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, destaca a importância do evento, que coloca o Amazonas num patamar de relevância, entre os centros mais avançados na área de urologia. “O Governo do Amazonas tem investido bastante na atenção especializada, oferecendo aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) as melhores práticas, com profissionais de excelência, a exemplo do que ocorre hoje no Adriano Jorge”, ressaltou.

Segundo o diretor-presidente da FHAJ, médico Ayllon Menezes, este é um momento significativo para o avanço da Medicina no Amazonas, especialmente no campo da urologia. Ele destaca a importância da Enucleação Prostática, que será um dos principais temas abordados no evento, utilizando o moderno equipamento Thulium Fiber Dust. Esse laser, inovador no tratamento de cálculos renais, tem se mostrado eficaz na melhoria dos resultados dos procedimentos urológicos realizados no hospital.

“Estamos extremamente orgulhosos de contribuir para o avanço da urologia e para o aprimoramento dos profissionais de saúde. Acredito que, em breve, veremos os frutos desse aprendizado se refletindo na prática clínica e, consequentemente, no bem-estar dos pacientes do SUS”, afirmou.

O médico urologista Ítalo Cortez, coordenador do evento, informa que, no total, 16 pacientes passaram por triagem para a realização dos procedimentos, que são de alta complexidade.

Serão quatro enucleações, quatro mini percutâneas, quatro cirurgias combinadas de uretero com percutânea e quatro percutâneas tradicionais.

“O objetivo é capacitar os urologistas no tratamento avançado. Para isso, os participantes poderão desenvolver habilidades em diferentes contextos, com a supervisão e ajuda efetiva de profissionais que darão feedbacks imediatos”, pontuou o médico.

O evento, disse ele, destaca o esforço contínuo nos investimentos em capacitação, na unidade. Recentemente, o hospital ampliou o número de cirurgias urológicas, já totalizando, de janeiro até o momento, 540 procedimentos. Em 2023, a instituição fechou o ano com 502 cirurgias.

“Com a contratação de serviços e a utilização de equipamentos modernos, conseguimos oferecer um menor nível de dor pós-operatória e reduzir o risco de infecções, promovendo uma recuperação mais rápida e restaurando a qualidade de vida de muitos pacientes”, observou Ítalo Cortez.

Essa iniciativa, segundo ele, reforça o compromisso da FHAJ com a excelência no atendimento e com o aprimoramento constante da Medicina no estado, promovendo o intercâmbio de conhecimentos e práticas inovadoras que beneficiam a saúde pública e os pacientes do SUS.

FOTOS: Divulgação FHAJ

Notícias relacionadas

Pular para o conteúdo