Órgão do governo estadual completou duas décadas no domingo (11/06)
Há 20 anos, a Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS) vem atuando como agente catalisador das negociações entre produtores rurais e mercados consumidores, contribuindo para o desenvolvimento econômico do Estado, com base nos recursos florestais, agropecuários, minerais e pesqueiros, garantindo a geração de renda local e preservando o meio ambiente.
Criação de novos programas, ações sociais, ampliação das Feiras de Produtos Regionais foram algumas iniciativas que colaboraram para a expansão do órgão do Governo do Estado que, ao longo dos últimos quatro anos, ganhou ainda mais destaque. Neste período, foram investidos mais de R$ 300 milhões em atividades voltadas ao setor primário, alinhadas ao desenvolvimento sustentável.
“A ADS se apresenta como uma unidade estratégica na administração pública estadual, alinhada às diretrizes do governador Wilson Lima, que mantém um intenso canal de interlocução com todos os produtores agropecuários do nosso estado”, ressaltou a diretora-presidente da ADS, Michelle Bessa, que deu destaque também, ao trabalho intenso que o corpo técnico da pasta vem realizando desde 2019.
Com a missão de fomentar as cadeias produtivas e participar da última etapa do processo produtivo, a qual é a comercialização dos produtos plantados e colhidos em solos amazonense, a ADS foi criada pela lei delegada n° 118 de 18 de maio de 2007, e vem contribuindo com o setor primário por meio de seus programas.
Entre as ações realizadas estão os Programas de Regionalização da Merenda Escolar (Preme), de Regionalização do Mobiliário Escolar (Promove), Feiras de Produtos Regionais, Balcão de Agronegócios, Programa de Assistência Familiar (PAF), Peixe no Prato Solidário, além das Subvenções e Doações Onerosas.
Preme
Com o Preme, a ADS em parceria com a Secretaria de Estado de Educação do Amazonas (Seduc), fornece a merenda escolar para as escolas do município de Manaus e do interior através da Secretaria de Estado de Educação do Amazonas (Seduc). Nos últimos quatro anos, a iniciativa movimentou R$ 158 milhões, gerando renda a mais de 4 mil produtores rurais, atendendo mais de 200 mil alunos de aproximadamente 300 escolas.
As Feiras de Produtos Regionais da ADS fazem parte de um programa de incentivo e desenvolvimento social, garantindo a comercialização da produção rural do estado, gerando benefícios para cerca de 600 famílias de produtores da agricultura familiar. Atualmente, a ADS conta com 55 edições na capital e no interior, sendo 11 em Manaus e 44 em outros municípios. Mais duas Feiras serão inauguradas até o final deste mês, em Manaus.
“As conquistas nos últimos anos foram expressivas porque houve um investimento voltado ao setor primário, como exemplo: o retorno do pagamento da juta e malva; a implantação de novos programas como o PAF e o Peixe no Prato Solidário; o acréscimo de mais doações com valores subsidiados e muitas outras”, comentou a diretora-presidente da ADS.
Peixe no Prato
Somada às demais ações do Governo do Estado, que incentivam o consumo do pescado, já foram mais de 715,6 toneladas de peixe entregues à população desde 2021, por meio do programa ‘Peixe no Prato Solidário’, sendo 382 toneladas só em 2022 e mais de 300 em 2020. Já foram beneficiadas 225 mil famílias em mais de 30 cidades do Estado.
FOTOS: Ruth Jucá/ADS
Legenda: ADS completa 20 anos de criação