Abordagens visam assegurar os direitos de crianças e adolescentes

A Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas) vai levar uma série de ações de combate ao Trabalho Infantil e à Exploração e Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes durante o 57º Festival de Parintins. Técnicos da secretaria embarcaram para o município (a 369 quilômetros de Manaus), nesta segunda-feira (24/06).

A equipe é composta por assistentes sociais e psicólogos, que irão realizar as abordagens sociais e orientações durante os três dias de festival no Bumbódromo e pontos estratégicos do município, como a orla e o mercado municipal, além da Festa dos Visitantes, que será realizada na quinta-feira (27/06).

As abordagens serão feitas por meio de orientação e encaminhamentos. Serão utilizados materiais de divulgação, como ventarolas.

“Nosso objetivo é assegurar e resguardar os direitos de crianças e adolescentes durante esse período festivo para combater e evitar que sejam exploradas. As abordagens são uma forma de explicar às pessoas como alertar, denunciar e evitar casos de abuso e exploração”, explicou a titular da Seas, Kely Patricia.

A coordenadora estadual do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) e integrante da ação em Parintins, Daniela Toilza, destacou que a Seas é um apoio à rede de proteção por trabalhar a proteção da criança e adolescente junto com outras secretarias.

Ela explicou, ainda, que caso haja flagrante de algum tipo de violação de direito desse público, o conselho tutelar e servidores da segurança pública poderão ser acionados para averiguar a situação e tomar as providências necessárias.

“Caso crianças adolescentes forem vistas em situação de trabalho infantil e suas piores formas será realizada a orientação e encaminhamento aos equipamentos da Assistência Social. Em caso contrário é acionado o conselho tutelar e segurança pública”, destacou.

FOTOS: Jimmy Christian/Seas

Notícias relacionadas

Pular para o conteúdo