Com palestra, escola homenageia aluna com a síndrome

Em alusão ao Dia Internacional da Síndrome de Down, comemorado nesta segunda-feira (21/03), a Escola Estadual de Atendimento Específico Mayara Redman Abdel Aziz realizou uma ação de sensibilização com a comunidade escolar sobre o tema. A palestra ocorreu na Escola Estadual de Tempo Integral (EETI) Gonçalves Dias, zona oeste de Manaus, e homenageou a aluna Fátima Beatriz Pinheiro, estudante com Síndrome de Down que estuda na unidade.

A ação, coordenada pelo Centro de Apoio Educacional Específico (Caesp), reforçou a conscientização das crianças a respeito de Pessoas com Deficiência (PcD), além da gestão e dos professores na aplicação do “Plano de Desenvolvimento Individual” com estudantes especiais.

Com foco na vivência de Fátima e na interação com sua turma do 2º ano, a palestra abrangeu todas as turmas da escola. A estudante, que tem 11 anos, disse ter gostado da palestra, além de ter ficado feliz em ver seus colegas participando e aprendendo mais sobre o tema.

“Eu gostei muito que fizeram esse momento sobre o Dia Internacional da Síndrome de Down. A minha parte favorita da palestra foi ver o vídeo, ele mostrou várias crianças diferentes na escola”, contou Fátima.

Patrícia de Almeida Silva, gestora do EETI, conta que este é o primeiro ano que a escola recebe uma aluna com Síndrome de Down, e participar desta sensibilização é importante para que os alunos possam aprender e praticar a inclusão no dia a dia.

“Todos gostam muito da Fátima, então estamos aprendendo com essa palestra a incluí-la ainda mais nos meios. As crianças gostaram muito da atividade, eles aprenderam sobre as Pessoas com Deficiência e, principalmente, sobre a Síndrome de Down, o que é muito bom para a adaptação e trabalho sobre a inclusão de todos”, comenta a gestora.

Suporte – O Departamento de Políticas e Programas Educacionais (Deppe) trabalha a articulação e conscientização com as escolas estaduais, de toda a rede, para proporcionar aos estudantes especiais serviços e atividades de auxílio no aprendizado. Com uma equipe multidisciplinar e funcional, os profissionais ajudam os estudantes no reforço escolar, além de trabalhar os planos individuais com os gestores e professores das escolas.

Sobre a data – Criada pela Down Syndrome International e comemorada desde 2006, a data escolhida, 21 de março, representa a singularidade da triplicação (trissomia) do cromossomo 21, que causa esta ocorrência genética. O objetivo do dia é celebrar a vida das pessoas com Síndrome de Down e disseminar informações para promover a inclusão de todos na sociedade.

FOTOS: Eduardo Cavalcante / Seduc

Notícias relacionadas

Pular para o conteúdo