Educação, monitoramento, apoio técnico e articulação intra e intersetorial estão entre as ações programadas

Como parte das ações do plano de contingência do Governo do Amazonas para reduzir os efeitos da seca prevista para este ano, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) está adotando estratégias voltadas à Atenção Primária à Saúde (APS), como apoio aos municípios que podem ser afetados pelo desastre climático .
Segundo a secretária da SES-AM, Nayara Maksoud, foram definidos eixos de atuação para otimizar os recursos necessários à assistência e ao acompanhamento das populações atingidas, que incluem educação, monitoramento, apoio técnico e articulação com unidades da SES e órgãos municipais, estaduais e federais.
Nayara Maksoud destaca que o trabalho está sob a coordenação da Secretaria Executiva Adjunta de Políticas de Saúde (Seaps) da SES-AM. “Todo o trabalho desenvolvido faz parte do plano criado pelo Governo do Amazonas para o período de estiagem e que abrange as demais secretarias estaduais”, ratificou.
A secretária da Seaps, Nara Esquivel, informou o eixo de educação em saúde prevê a promoção de cursos de capacitação voltados para vigilância nutricional e imunização; prevenção de diarréia, infecção intestinal e outras doenças difundidas por água contaminada; manejo de doenças respiratórias agudas; orientações para manutenção do pré-natal e referentes ao apoio à amamentação, entre outros.
Na parte de monitoramento, Esquivel ressalta que equipes multiprofissionais serão treinadas para o acompanhamento e identificação dos municípios que dispõem de plano de ação para assistência à saúde de comunidades ribeirinhas isoladas e suporte às ações de enfrentamento.
Também será realizado apoio técnico semanal aos municípios que apresentarem quedas de cobertura vacinal.
Além disso, em parceria com a Central de Medicamentos do Amazonas (Cema), a distribuição dos insumos do programa de Planejamento Familiar, do governo federal, bem como a articulação junto ao Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs) para a participação dos Agentes Indígenas de Saúde em curso de vigilância nutricional e imunização.
“O principal papel da Atenção Primária à Saúde é a reorganização e reordenação da rede para acolhimento dos pacientes, considerando que é a porta preferencial de entrada dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS)”, esclarece a secretária da SEAPS.
Ações da SES-AM
Dentro do plano de enfrentamento desenhado pelo Governo do Amazonas, a Secretaria de Estado de Saúde já enviou quase 200 toneladas de medicamentos e insumos para os municípios das calhas do Madeira, Juruá, Purus e Alto Solimões, onde o problema da estiagem costuma ser mais grave.
O plano de contingência da SES-AM inclui, ainda, o fortalecimento da Telessaúde para consultas on-line, e a remoção de pacientes em casos emergenciais.

FOTOS: Divulgação e Evandro Seixas/SES-AM

Notícias relacionadas

Pular para o conteúdo