Estudos científicos foram apresentados em eventos nacionais
A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) destaca, nesta sexta-feira (20/09), o reforço estratégico para fortalecer a vacinação no Amazonas diante da estiagem e vazantes dos rios no estado. O assunto foi debatido durante a 36ª Jornada Nacional de Imunizações da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), em Recife.
De acordo com a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, as ações de imunização contínuas são resultado de ação colaborativa. “Trabalhamos para o aprimoramento da capacidade de resposta diante de situações de emergência, de forma antecipada, sendo possível graças à integração das instituições e profissionais, unindo esforços para superar os desafios”, destaca.
Responsável pela explanação, a subgerente de Imunização da FVS-RCP, Cleia Martins, enfatizou a importância do planejamento de pedidos de imunobiológicos (vacinas e soros) para garantir estoque suficiente com, pelo menos, três meses de antecedência, por ocasião da estiagem e vazante dos rios, com consequente isolamento de municípios na via fluvial.
“Em 2024, começamos intensificando a vacinação em áreas de difícil acesso, com ações estratégicas para cobrir regiões mais longínquas, sempre considerando a capacidade de armazenamento local e realizando monitoramento semanal dos estoques a partir da identificação de áreas isoladas”, afirmou Cleia.
Ainda na 36ª Jornada Nacional de Imunizações da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), a FVS-RCP teve estudos científicos aprovados relacionados à experiência do técnico de enfermagem no teste de caixas térmicas para a imunização; e ao acompanhamento do microplanejamento da vacinação nas escolas no Amazonas. Pela FVS-RCP, estiveram presentes na jornada ainda Vienessa Sombra e Josy Lira Dias, ambas da gerência de imunização da FVS-RCP.
Vacinação contra a dengue
Ainda nesta semana, a FVS-RCP teve aprovado o estudo sobre a cobertura vacinal da vacinação contra a dengue no Amazonas em 2014, realizado por Priscila Siqueira, da Gerência de Imunização da FVS-RCP.
Outro estudo aprovado foi sobre a percepção dos enfermeiros coordenadores de enfermagem na capacitação em imunização da Telessaúde no Amazonas, de Josy Lira Dias, também da Gerência de Imunização da Fundação.
Os trabalhos foram explanados no 24º Congresso Brasileiro de Conselhos de Enfermagem, realizado em Fortaleza, entre 16 e 19 de setembro, também em Recife.
Pesquisa em Vigilância
A realização de pesquisas científicas em Vigilância em Saúde é estratégia para a FVS-RCP, fortalecendo a integração entre pesquisa e gestão, no intuito de favorecer subsídios para a tomada de decisões governamentais a partir de diálogo estreito entre poder executivo e ciência.
FOTO: Divulgação/FVS-RCP