Apresentação mostrou, por meio das artes, os projetos voltados para a terceira idade

Como forma de finalizar o ano de 2024 de forma lúdica e celebrar as conquistas para a terceira idade, o Governo do Amazonas realizou o espetáculo “Fábrica EnvelheSer 60+”, uma apresentação com os grupos de idosos e envelhecentes de todas as zonas da capital, percorrendo os projetos do programa “EnvelheSer 60+”.

Por meio da apresentação teatral realizada na sexta-feira (13/12), no Teatro da Instalação, os projetos Idoso em Movimento, Empreender no Envelhecer, Pé na Estrada, Um convívio sem violência e Casa Abrigo foram encenados por mais de 70 idosos.

Os atos mostraram, por meio da dança, canto e música, como as ações levam bem-estar e lazer, combatem a violência, orientam juridicamente e promovem qualidade de vida para a terceira idade.

“Eu estou muito feliz porque o teatro é uma coisa que eu nunca tinha feito. Hoje eu fui escolhida para representar a boneca Emília na apresentação, porque minhas amigas dizem que sou igual a ela, falo o que penso”, comentou Sandra Helena Cunha, de 54 anos, sobre a performance em conjunto com seu grupo “Fazendo a Diferença”, da zona leste de Manaus.

Emocionada pela apresentação, Sandra ainda explicou que o projeto mudou sua vida. “Eu sou outra pessoa. Eu estava com princípio de depressão, mas depois que fui ao grupo e fui acolhida, mudei meu estilo de vida, tive vontade de sair de casa. Hoje eu fico tão feliz que parece que a boneca Emília se incorporou em mim”, acrescentou.

Segundo a secretária titular da Sejusc, Jussara Pedrosa, esse foi o primeiro espetáculo da Secretaria Executiva Adjunta de Direitos da Pessoa Idosa (Seadpi) com os idosos do Governo do Amazonas e mais edições estão previstas para o ano que vem.

“Estamos encerrando o exercício de 2024 junto com a Seadpi, que realizou esse espetáculo maravilhoso passando por todos os eixos do programa do Governo do Amazonas. Com certeza, em 2025, teremos muito mais”, reiterou a secretária.

Preparação

De acordo com a coordenadora do projeto “Idoso em Movimento”, Camila Muniz, a encenação surgiu da ideia de contar a história do programa “EnvelheSer 60+” por meio da dança, arte, música e teatro. Foram chamados seis grupos de idosos de todas as zonas da capital e os ensaios duraram cerca de dois meses.

Feliz com o resultado, ela expôs o propósito da peça. “O espetáculo é uma cantata de natal que contou a história da Mamãe e do Papai Noel que não têm conhecimento sobre esse programa, então eles passam por todos esses projetos, conhecendo-os com muita dança e muita alegria”, reforçou.

Direito

Para a secretária executiva da Seadpi, Franciane Alves, a homenagem é para os idosos, que se comprometeram e entregaram uma apresentação feliz e emocionante, mostrando para a sociedade os direitos que lhe são oferecidos e que eles podem usufruir.

“Esses idosos não são profissionais, mas eles se doaram, buscaram estar nos ensaios dois dias da semana. É importante ter esse trabalho porque o Governo do Estado está levando qualidade de vida para eles através da arte cênica e, assim, contribuímos trazendo esses idosos que estão em vulnerabilidade social e mostrando para a sociedade que eles merecem ter uma oportunidade”, declarou a secretária.

EnvelheSer 60+

É um programa de apoio à rede de atendimento e enfrentamento à violência contra a pessoa idosa, que atualiza as políticas e assistência para o público, por meio da Seadpi, que é ligada administrativamente à Sejusc.

A iniciativa possui três eixos de atuação: atendimento às vítimas de violência e garantia de direitos; prevenção e enfrentamento à violência, e com interiorização das políticas; promoção da saúde, bem-estar, e autonomia financeira.

As novidades estão em consonância com os princípios estabelecidos pela Lei 10.741, que gere o Estatuto do Idoso, e visa expandir a estrutura de atendimento da rede.

FOTOS: Ygson França/Sejusc

Notícias relacionadas

Pular para o conteúdo