Amazonia Smart Food e Pastifício Baré buscam alcançar diferentes mercados com seus produtos
Mais duas das pesquisas desenvolvidas com apoio do Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), foram apresentadas nesta terça-feira (05/11), durante o segundo dia da ExpoAmazônia BIO&TIC.
O projeto “Amazônia Smart Food” é apoiado pelo Programa Centelha 2, edital n° 014/2021, sob a coordenação de Pricila Rodrigues de Almeida, Especialista em Amazon Rainforest Business pela Universidade Estadual do Amazonas (UEA).
“O nosso projeto trata-se de desenvolvimento de produtos de alto valor agregado, utilizando bioativos amazônicos. Nós temos uma linha de proteínas alternativas que são os hambúrgueres, almôndegas e linguiças de açaí, e o hambúrguer de tucumã, que são mais proteicos do que os similares feitos com carne”, disse a pesquisadora, destacando que os produtos são produzidos em benefício do consumidor e da sociedade, buscando o equilíbrio com o meio ambiente.
A coordenadora do estudo explica que a empresa trabalha no desenvolvimento de uma proteína vegetal de base amazônica, que possui proteínas de teor equivalente àquelas de origem animal, mas com mais fibras, vitaminas e minerais. Os produtos são isentos de glúten, aditivos químicos, alérgenos e contam com baixo teor de sódio.
“Nós temos também a carne de tucumã, que é substituta da carne de soja”, disse. O produto vem de um processo de upcycling na produção do tucumã, transformando-o em um novo tipo de alimento também com alta qualidade.
Segundo a pesquisadora, a ideia por trás deste estudo é contribuir com o desenvolvimento sustentável da Amazônia Brasileira, fazendo uso de inovações na área da tecnologia de alimentos. “São produtos muito mais nutritivos, com o compromisso de manter a floresta em pé”, defendeu.
A respeito do apoio da Fapeam, a coordenadora ressaltou que através da Fundação foi possível trabalhar a divulgação dos produtos no âmbito nacional e internacional.
“Nossa expectativa é poder escalar nacionalmente, mas principalmente internacionalmente. Estamos sempre participando de eventos internacionais, como já fizemos na Alemanha, Israel, Estados Unidos e França”, disse.
Outra pesquisa que esteve em exposição, neste segundo dia de ExpoAmazônia BIO&TIC, no estande da Fapeam, foi o projeto “Fabricação de Macarrões Amazônicos Veganos e S/ Glutén”, coordenado por Júlio Cézar Sá da Silva, e desenvolvido no âmbito do Programa Inova Amazônia: Módulo Tração, edital Sebrae/Confap nº 01/2023.
A ideia do estudo, por meio da empresa Pastifício Baré, é desenvolver macarrões saudáveis, incluindo macarrões amazônicos veganos e sem glúten. A linha de produtos inclui macarrões criados a partir de açaí, tucumã e pupunha. Como parte da linha de produtos tradicionais estão os de carvão vegetal, espinafre/couve, beterraba, integral de chia, pesto amazônico de jambu e pesto de pimentas amazônicas.
ExpoAmazônia BIO&TIC
Pelo terceiro ano consecutivo, a Fapeam participa da ExpoAmazônia BIO&TIC apresentando as ações e pesquisas desenvolvidas com fomento do Governo do Amazonas, por meio da Fundação.
Nesta edição, o público tem a oportunidade de conhecer projetos apoiados pela instituição, bem como os investimentos realizados para a área de ciência, tecnologia e inovação (CT&I), assim como as oportunidades para pesquisadores do Amazonas, por meio da divulgação de editais e chamada públicas ofertadas pela Fapeam.
A ExpoAmazônia tem como objetivo discutir, integrar, consolidar e alavancar os polos de Bioeconomia e Digitais da região amazônica, além de trazer novas oportunidades de negócios. A programação segue até quarta-feira (06/11), das 14h às 20h, no Studio 5 Shopping e Convenções, localizado no Distrito Industrial I. A entrada é gratuita.
FOTOS: Ayrton Lopes/Fapeam