É preciso ficar atento aos documentos solicitados pelos setores e aos horários de funcionamento, para evitar atrasos durante o atendimento

Agendar consultas e marcar exames fazem parte da rotina de familiares e pacientes da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM). É preciso ficar atento aos documentos solicitados pelos setores e aos horários de funcionamento, para evitar atrasos durante o atendimento.

De acordo com a gerente do Serviço de Atendimento Médico e Estatístico (Same), Tereza Cristina Ferreira, o setor funciona das 7h às 17h30, para a marcação de consultas das especialidades de oftalmologia, ortopedia, dermatologia, gastroenterologia, odontologia, nutrição, fonoaudiologia, fisioterapia cardiologia, neurocirurgia, mastologia, urologia e cirurgias torácica, oncológica abdominal, oncológica pélvica, vascular, plástica, ginecológica – conização, e de cirurgia de cabeça e pescoço.

No momento da marcação da consulta, é preciso ter o cartão do usuário em mãos e informar um telefone de contato atualizado, por ser o meio utilizado pela instituição para se comunicar.

Consultas reguladas

A gerente explica que, atualmente, as consultas de primeira vez de cardiologia, neurocirurgia, mastologia, urologia e cirurgias ginecológica – conização, e de cabeça e pescoço não são autorizadas pela FCecon, mas pelo Complexo Regulador. Ela explicou que a solicitação é inserida no Sistema de Regulação (Sisreg) por outra unidade de saúde da rede e aprovada pelo Complexo Regulador. Após a autorização, a FCecon agenda e entra em contato com o paciente.

“A FCecon trabalha para que as consultas de primeira vez de todas as especialidades sejam reguladas até o final deste ano”, disse Ferreira.

Radioterapia

Conforme a enfermeira Ana Cláudia Lazameth, ao ser encaminhado para o serviço de Radioterapia, o paciente precisa, primeiramente, agendar a consulta com o médico radioterapeuta na recepção do setor. Segundo ela, é preciso apresentar o cartão do usuário e o encaminhamento médico. O agendamento funciona das 7h às 18h30.

Durante a consulta, o médico irá prescrever a quantidade de sessões que o paciente irá receber. Depois, o usuário será encaminhado até a sala da enfermagem para agendar a simulação.

Na simulação, são obtidas imagens através de tomografia da área a ser tratada, assim como a marcação no corpo do paciente. Após esse procedimento, o paciente irá aguardar em casa a chamada por contato telefônico para iniciar o tratamento.

Oncologia clínica

A assessora operacional do serviço de Oncologia clínica, Josiane Albino, orienta que para agendar a consulta de primeira vez é preciso apresentar encaminhamento médico original e a cópia do resultado da biópsia – histopatológico ou anatomopatológico –, exceto para o câncer de fígado, em que é preciso apresentar somente os exames de imagem.

Ela orienta que caso o paciente disponha das cópias do resultado do exame de imunohistoquímica, laudos dos exames de imagem dos últimos três meses – tomografias, ressonâncias e cintilografia óssea –, é necessário apresentá-los quando for agendar a consulta com o médico oncologista no consultório 16, localizado no Ambulatório.

Não há distribuição de senhas no setor, sendo livre demanda, funcionando de segunda a quinta-feira, das 7h às 18h, e na sexta-feira, das 7h às 13h.

Terapia da dor

O Serviço de Terapia da Dor e Cuidados Paliativos (STDCP) funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. O atendimento é realizado diretamente no balcão do serviço, localizado no Ambulatório, sendo preciso apresentar o encaminhamento médico e o cartão do usuário.

Psicologia

O paciente ou familiar deve entrar em contato com o serviço de forma presencial ou pelo WhatsApp – (92) 98425-0531, tendo o cartão do usuário em mãos para agendar a consulta pela primeira vez. Será marcada a data na qual o paciente deverá comparecer.

Fisioterapia

Para ter acesso ao serviço é preciso apresentar o encaminhamento de um profissional da FCecon. O usuário entrará em uma lista de espera e será chamado conforme disponibilidade.

FOTO: Luís Mansueto e Ludmila Dias/FCecon

Notícias relacionadas

Pular para o conteúdo