A expectativa é que, durante os três dias de evento, cerca de 50 mil consumidores visitem o feirão
A edição especial do Feirão do Pescado começou nesta sexta-feira (29/11), trazendo variedade de peixes e ofertas especiais. O evento, promovido pelo Governo do Amazonas, acontece em dois locais: o Centro Cultural Povos da Amazônia, na Bola da Suframa, zona sul, e o Centro de Convivência da Família Padre Pedro Vignola, na Cidade Nova, zona norte de Manaus. O feirão funciona das 5h às 19h nesta sexta-feira e no sábado (30/11). Já no domingo (1º/12), o horário será das 5h às 13h.
A aposentada Marilene Pimenta, que frequenta o Centro de Convivência na Cidade Nova, aproveitou para conferir os produtos disponíveis nesta manhã.
“Muito bom, principalmente pra gente que vem pra cá estudar, já leva. Os preços estão ótimos, os peixes estão bonitos”, destacou Marilene.
Os consumidores encontrarão espécies populares, como tambaqui, pirarucu e matrinxã, todas provenientes da piscicultura de produtores de Manaus, Rio Preto da Eva, Itacoatiara, Presidente Figueiredo, Careiro Castanho, Manacapuru e Iranduba.
Segundo o engenheiro de pesca Aprígio Silva, da Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS), cerca de 40 piscicultores estão sendo beneficiados com a iniciativa.
“Estamos aproveitando o peixe da piscicultura para garantir que o consumidor tenha acesso a pescado nesta época de fim de ano. Todos os peixes comercializados são saudáveis e legalizados”, afirmou Aprígio.
Ele também ressaltou a possibilidade de negociação direta entre consumidores e produtores, o que permite preços mais acessíveis.
“Como é um ambiente de feira, a barganha é válida. Os consumidores podem negociar diretamente com os produtores, que conhecem bem o preço e podem baixar”, explicou o engenheiro.
Além dos peixes frescos, o feirão oferece produtos regionais como hortaliças, limão, farinha, frutas e legumes. Os visitantes também podem aproveitar a praça de alimentação com café da manhã, almoço e lanches regionais.
A expectativa é que esta edição especial movimente mais de R$ 2 milhões e comercialize 100 toneladas de pescado ao longo do final de semana.
Programação completa
Sexta-feira (29/11) e Sábado (30/11):
– Centro Cultural Povos da Amazônia (Bola da Suframa, Crespo): Das 5h às 19h
– Centro de Convivência da Família Padre Pedro Vignola (Rua Gandu, Cidade Nova): Das 5h às 19h
Domingo (1º/12):
– Centro Cultural Povos da Amazônia (Bola da Suframa, Crespo): Das 5h às 13h
– Centro de Convivência da Família Padre Pedro Vignola (Rua Gandu, Cidade Nova): Das 5h às 13h
FOTOS: Mauro Neto/ Secom