Atividade é integrante das ações pré-festival de vigilância em saúde

Encerrou nesta quinta-feira (20/06), a ação “Carona na Prevenção”, iniciativa voltada ao fortalecimento das estratégias de prevenção combinada ao HIV e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), que alcançou 2 mil pessoas em dois dias de campanha.

A atividade é coordenada pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM).

A ação foi realizada também na terça-feira (18/06), no pátio aos fundos do Mercado Municipal Adolpho Lisboa, no Centro, zona sul de Manaus. As 2 mil pessoas puderam dispor de testagem rápida para HIV e outras IST’s, atendimento de Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) ao HIV e dispensa de Profilaxia Pós-Exposição (PEP), além de distribuição de insumos de prevenção, como preservativo, gel lubrificante e material de educação em saúde.

As estratégias PrEP e PEP integram as atividades de prevenção coordenadas pelo Programa Estadual de HIV/Aids/ISTs da FVS-RCP. A ação contou, ainda, com serviço de identificação de pessoas com sintomas respiratórios sugestivos de tuberculose.

“A testagem e prevenção ao HIV e outras ISTs antes de um evento de massa não apenas protege indivíduos, mas também fortalece a saúde pública, promovendo um ambiente seguro e inclusivo para todos os participantes de festas de grande porte como o Festival de Parintins”, destaca a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim.

O gerente de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis na FVS-RCP, Jair Pinheiro, destaca a importância da prevenção combinada ao HIV e outras IST’s, incluindo para os participantes do Festival de Parintins. “Para quem vai curtir o festival, aproveite todas essas ações de saúde que estão sendo disponibilizadas na capital e em Parintins. Procure os pontos de PrEP em Parintins já organizados pela FVS-RCP para brincar o festival com muita proteção”, afirmou Jair.

Coordenando o Programa Estadual de HIV e outras IST’s, Izabella Safe destaca a importância da promoção à saúde sexual. “É importante tirar o estigma de quem pode fazer PrEP, PEP, testagens de detecção para IST ‘s. Qualquer pessoa a partir de 15 anos, que se considere em risco de adquirir HIV e demais IST’s, pode buscar essas estratégias de prevenção. O intuito é manter a vigilância constante para reduzir novas infecções”, disse.

‘Carona na Prevenção’

O ‘Carona na Prevenção’ é uma ação do Programa Estadual de HIV/Aids/ISTs, que integra a Gerência de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis (GCCI) do Departamento de Vigilância Epidemiológica (DVE) da FVS-RCP.

A ação faz parte do Projeto Amplia Amazonas para ampliar todas as estratégias de prevenção combinada ao HIV, especialmente, a PrEP e a PEP na prevenção ao HIV e outras IST’s.

A iniciativa conta, ainda, com o apoio da Organização Não-Governamental American Health Foundation (AHF), Fundação de Medicina Tropical – Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar (Seduc), Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc), ambas de Manaus, e de Instituições-Membro do Comitê Estadual de Tuberculose, Rede de Jovens Vivendo com HIV e do Fórum Amazonas de OSC em IST/HIV/Aids/HV/TB (Katiró, Aliança LGBT, Ardam, Assotram).

FOTOS: Roberto Carlos/Secom

Notícias relacionadas

Pular para o conteúdo