Ação visa ainda orientações sobre prevenção ao HIV e outras ISTs

Entre as ações de pré-evento do Festival de Parintins 2024, a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), realiza, nesta terça-feira (18/06) e na quinta-feira (20/06), a ação “Carona na Prevenção”, iniciativa para fortalecimento das estratégias de prevenção combinada ao HIV e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).

O atendimento ocorre no pátio dos fundos do Mercado Municipal Adolpho Lisboa, no Centro de Manaus, com atendimento de Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) ao HIV e dispensa de Profilaxia Pós-Exposição (PEP). As duas estratégias passam a integrar as atividades de prevenção coordenadas pelo Programa Estadual de HIV/Aids/ISTs da FVS-RCP.

A ação inclui, ainda, oferta de testagem rápida para HIV, sífilis, hepatite B/C, distribuição de insumos de prevenção (preservativos, gel lubrificante, material educativo) e identificação de pessoas com sintomas respiratórios sugestivos de tuberculose.

“A atividade está inserida do Projeto Amplia Amazonas que busca aumentar o número de pessoas com acesso à PrEP e PEP no Amazonas, visando reduzir novas infecções pelo HIV”, destaca a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim.

Nesta terça-feira (18/06), a campanha acontece de 13h às 17h. Já na quinta-feira (20/06), será das 08h às 12h.

“Dentro do plano de saúde do Festival de Parintins, estamos fazendo ações pré-festival. O Projeto Amplia Amazonas ocorre para ampliar todas as estratégias de prevenção combinada ao HIV, especialmente, a Profilaxia Pré-Exposição e a Profilaxia Pós-Exposição”, disse o gerente de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis na FVS-RCP, Jair Pinheiro.

O estudante universitário Marcos Vaz compareceu à ação e destacou a importância da população estar em promoção da saúde sexual longe de estigmas. “Todo mundo pode estar exposto. É muito importante ter esse cuidado intensivo. Todo mundo é suscetível. HIV não tem cara, não tem cheiro. E vamos nos prevenir”, disse o estudante.

O Programa Estadual de HIV/Aids/ISTs, integra a GCCI no Departamento de Vigilância Epidemiológica (DVE) da FVS-RCP e a iniciativa conta, ainda, com o apoio da Organização Não-Governamental American Health Foundation (AHF), Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) de Manaus e de Instituições-Membro do Comitê Estadual de Tuberculose e do Fórum Amazonas de OSC em IST/HIV/Aids/HV/TB (Katiró, Aliança LGBT, Ardam, Assotram).

FOTOS: Roberto Carlos/Secom

Notícias relacionadas

Pular para o conteúdo