Ação da SSP-AM amplia segurança com uso do Sistema Paredão e integração entre forças de segurança. (Fotos: SSP-AM)

Durante o Festival de Parintins 2025, a segurança pública do município recebeu um importante reforço tecnológico: cerca de 80 câmeras inteligentes foram instaladas pela Secretaria de Estado de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM). Os equipamentos fazem parte do Sistema Paredão e contam com tecnologia de reconhecimento facial e leitura de placas veiculares, contribuindo para a identificação de pessoas procuradas pela Justiça e veículos com restrição de roubo ou furto.

Os dispositivos estão distribuídos em pontos estratégicos da cidade e integram três centros de monitoramento ativados para a operação: o CIOPS, o CICC Móvel e o próprio Paredão. Segundo o secretário executivo adjunto de Planejamento e Gestão Integrada da SSP-AM, Almir Cavalcante, os sistemas estão conectados e permitem respostas rápidas a situações de risco durante o evento.

“Temos câmeras de monitoramento, de leitura de placas e reconhecimento facial espalhadas pela cidade. Toda a comunicação entre as forças de segurança passa por esses centros integrados, que operam em conjunto durante a operação”, destacou Cavalcante.

O sistema de reconhecimento facial utiliza dados do Instituto de Identificação Aderson Conceição de Melo (IIACM), responsável pela emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN), além de informações do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AM). Com 95% de precisão, a tecnologia permite que agentes em campo sejam acionados em tempo real para abordar suspeitos identificados pelas câmeras. A confirmação da identidade é feita na delegacia, com o cruzamento dos dados.

Outro recurso em uso é o sistema de leitura de placas, que já resultou na recuperação de 21 motocicletas com restrição de roubo ou furto, desde o início de junho. O monitoramento é operado por agentes do Cerco Inteligente de Videomonitoramento — o Paredão.

A entrega da estrutura tecnológica foi feita pelo Governo do Amazonas no último dia 16 de junho. As câmeras estão integradas ao Banco Nacional de Mandados de Prisão (BNMP), permitindo a verificação automática de rostos com ordens judiciais em aberto.

 

*Com informações da SSP-AM

Notícias relacionadas

Ir para o conteúdo