A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) realizou, nesta terça-feira (17/03), um treinamento para aumentar o efetivo de equipes técnicas de investigação ao novo coronavírus (SARS-CoV-2).

O Departamento de Vigilância Epidemiológica (DVE/FVS) realizou o treinamento para técnicos de Vigilância em Saúde da instituição sobre a doença Covid-19, transmitida pelo vírus. O curso foi realizado na sede da FVS-AM, na zona norte de Manaus.

A iniciativa busca nivelar cerca de 30 técnicos que estão sendo capacitados para investigação de casos suspeitos de Covid-19. A capacitação é uma determinação da diretora-presidente da FVS-AM, Rosemary Costa Pinto, que prevê o remanejo de técnicos da instituição com o objetivo de aumentar o quantitativo de investigadores da fundação voltados ao novo coronavírus.

“O cenário de pandemia do novo coronavírus exige que estejamos constantemente aprimorando nossa estrutura. Estamos adequando continuadamente as ações de vigilância estrategicamente com o objetivo de combater a doença no Amazonas”, afirmou a diretora-presidente da FVS-AM.

De acordo com a coordenadora da Comissão e Serviços de Controle de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (Ceciss-FVS), Tatyana Amorim, a ideia é nivelar o conhecimento de forma detalhada, ampliando a quantidade de especialistas. “Os técnicos estão sendo treinados em como proceder com a notificação de Covid-19 e qual o tempo oportuno para a coleta”, disse.

O curso envolve conhecimento sobre o novo coronavírus, detalhes sobre a doença Covid-19, identificação de possíveis casos positivos para a enfermidade, como viajantes vindos de fora do Brasil nos últimos 15 dias, com sintomas gripais, e o fluxo de atendimento nos serviços de saúde para Covid-19.

Capacitação – Desde novembro, a FVS-AM e a Secretaria de Estado da Saúde (Susam) vêm realizando capacitações para profissionais de saúde.

Segundo a sanitarista e assessora do Grupo Técnico de Integração (GTI-FVS), Josielen Amorim, cerca de cinco mil profissionais até o momento receberam essas capacitações de diversas formas: treinamentos em serviço, incluindo os simulados, capacitações por videoconferências através da telessaúde da UEA e Ufam, atingindo vários profissionais do interior até mesmo municípios de outros países na fronteira com o Brasil, e palestras sobre o tema em diversas instituições, como Fundação de Medicina Tropical.

Casos atualizados de Covid-19 – A FVS-AM informa nesta terça-feira (17/03) a situação epidemiológica de Covid-19. O Amazonas tem até o momento 33 casos notificados como suspeitos de Covid-19, sendo 27 descartados e 5 em investigação. Dos casos suspeitos, os 5 são residentes de Manaus. Todos os pacientes apresentaram sintomas gripais com histórico de viagem recente. Após atendimento, eles foram liberados, com a recomendação de isolamento social até o resultado dos exames.

Segundo a FVS, apenas são contabilizados os exames realizados pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-FVS). Mesmo os laboratórios particulares, quando identificam um caso positivo, devem encaminhar uma amostra ao Lacen-AM para contraprova, para qualificação do resultado.

Notícias relacionadas

Pular para o conteúdo