Obra faz parte de pacote de intervenções viárias que alcança mais de 40 quilômetros em Manaus

O governador Wilson Lima acompanhou, nesta segunda-feira (19/08), a fase final de obras da ligação viária construída entre as avenidas Silves e Maués, na zona sul de Manaus. Entre os benefícios, a via trará mais fluidez no tráfego de veículos pesados do Distrito Industrial ao Centro da capital, na área da Manaus Moderna, sendo integrada a mais de 40 quilômetros de intervenções viárias executadas pela atual gestão.

“Essa obra faz parte da maior intervenção viária da cidade e vai melhorar muito a questão da mobilidade, sobretudo para aumentar a velocidade dos ônibus do transporte coletivo, tirar de circulação as carretas que circulam por dentro da cidade, na General Rodrigo Otávio, pelo V8. Tudo isso vai dar mais tranquilidade e mais segurança para quem trafega nessas avenidas movimentadas”, explicou o governador Wilson Lima.

A obra fica localizada entre os bairros Betânia e São Lázaro. Por meio da ligação viária, será possível interligar a zona sul a vias de grande fluxo, como o Rodoanel Metropolitano de Manaus, o “Rapidão”, e às adequações do Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamin+) nas comunidades da Sharp e Manaus 2000.

Ainda segundo o governador Wilson Lima, dois terrenos remanescentes na área serão colocados à disposição do programa Minha Casa Minha Vida, no contexto do Amazonas Meu Lar, para construção de 400 unidades habitacionais.

Obra

De acordo com a Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), responsável pela obra, a previsão de conclusão dos trabalhos na ligação viária e até o final deste ano. Os investimentos são na ordem de R$ 103 milhões.

A obra recebeu toda a parte de macrodrenagem e está na fase de pavimentação da via com extensão de um quilômetro, implantação de calçadas, passeios públicos, acessibilidade, paisagismo e pontos de ônibus.

Com a ação, o Governo do Amazonas promoveu o reassentamento de 1,3 mil famílias, o equivalente a 6 mil pessoas que ocupavam áreas de risco nas margens do Igarapé do 40. Os proprietários receberam soluções de moradia como indenizações, bônus e auxílio moradia.

“Foram mais de 6 mil pessoas que foram retiradas da área de risco, sujeitos às doenças, alagamentos, desabamentos de casas. Essas famílias foram reassentadas, já estão morando em lugares seguros, receberam a sua reposição de moradia e hoje estão vivendo uma vida melhor”, destacou o secretário da UGPE, Marcellus Campêlo.

O líder comunitário Antônio Giboia, de 51 anos, é morador do bairro da Betânia há três décadas. Ele mostrou satisfação pelo apoio do Governo do Estado em assumir a obra no local e destacou os benefícios para a comunidade.

“As pessoas vão valorizar seus imóveis, ter uma vida mais social mais saudável, com esporte, com lazer. O governador Wilson Lima vem dando suporte para cá, ele veio reabrir o processo e está concluindo essa obra que vai beneficiar a nossa comunidade”, afirmou o morador.

Esporte e lazer

Incentivando as atividades de lazer na área, em junho de 2022, o Governo do Amazonas construiu e entregou a Arena Multiuso da Betânia, incluindo no complexo esportivo o campo Noroeste a Arena Betanhão. Em 2024, os espaços foram revitalizados e entregues para a população da área.

No local funcionam núcleos do Programa de Esporte e Lazer na Capital (Pelci), sob a coordenação da Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel).
Ao todo, são 120 estudantes de 7 a 17 anos matriculados na escolinha de futebol.

Saneamento básico

Após um acordo de cooperação técnica firmado entre o Governo do Amazonas e o município, está em fase de construção a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do bairro Raiz, zona sul de Manaus, que irá tratar o esgoto de mais de 50 mil domicílios da região, beneficiando cerca de 220 mil pessoas.

A estação está sendo construída pela concessionária Águas de Manaus em um terreno remanescente do antigo Prosamim 2, doado pelo Governo do Amazonas à Prefeitura de Manaus.

A ETE será interligada tanto à rede de coleta de esgoto que está sendo construída pelo Prosamin+, entre as comunidades da Sharp, na zona Leste e Manaus 2000, zona sul, abrangendo parte do Distrito Industrial, quanto às redes construídas pelo antigo Prosamim 2, na zona sul.

Prosamin+

As obras do Prosamin+ executadas pela UGPE avançam, atualmente, em três frentes: a obra 1, na Comunidade da Sharp, zona leste, a obra 2 na área da Manaus 2000, no Japiim, zona sul, e a obra 3, que consiste em um residencial de 72 unidades na rua Maués, bairro Cachoeirinha, zona sul.

A estimativa é que 12 mil famílias, cerca de 60 mil pessoas, sejam impactadas diretamente com obras de saneamento básico – coleta e tratamento de esgoto, água tratada, drenagem urbana, construção de parques e equipamentos públicos, de novas vias e reflorestamento de áreas degradadas pela ação humana.

FOTOS: Alex Pazuello e Diego Peres/Secom

Notícias relacionadas

Pular para o conteúdo