Delegação amazonense encerrou a competição nacional com 66 medalhas, sendo 32 conquistadas por alunos da rede estadual

O governador Wilson Lima prestigiou, nesta sexta-feira (18/10), a vitória de estudantes da rede estadual medalhistas nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs). Na sede do Governo do Amazonas, o governador recebeu parte da delegação que participou da competição nacional na cidade de Recife (PE), em setembro, reforçando o compromisso de apoiar o esporte como ferramenta de transformação social.

“Nós ficamos muito felizes porque, além da conquista e da alegria que esses alunos trazem para o Amazonas, o esporte tem outras funções, que é prevenir doenças, promover saúde, mas, sobretudo, formar cidadãos. O nosso compromisso é continuar apoiando esses alunos, seja com as passagens, seja com a disponibilidade de treinadores e outras assistências para que eles possam conseguir o seu objetivo final”, afirmou o governador Wilson Lima.

Ao todo, 23 estudantes de escolas gerenciadas pela Secretaria de Educação e Desporto Escolar (Seduc) conquistaram 32 medalhas na competição. Eles se somam a outros alunos das redes municipal e particular, totalizando 66 medalhas para o Amazonas, a melhor campanha de uma delegação amazonense desde 1976, quando o estado participou da competição pela primeira vez.

“O que é importante dizer é que quase 50% dos medalhistas são da rede estadual de ensino. Nós teremos também alguns que estarão competindo no Mundial e, para isso, nós só temos a continuar incentivando, fortalecendo e dizer que quanto mais o apoio a esses estudantes, melhores resultados nós teremos”, destacou a secretária de Educação, Arlete Mendonça.

Participação

De acordo com a Secretaria, o Governo do Amazonas possibilitou a participação de 72 alunos e professores nos Jogos Escolares custeando as passagens aéreas para Pernambuco. O Amazonas enviou uma delegação de 225 atletas, incluindo as redes municipal, estadual e particular de ensino, para competir nas 18 modalidades disputadas.

Os JEBs aconteceram de 21 de setembro a 2 de outubro, reunindo mais de 6 mil jovens de 12 a 14 anos de todos os estados do Brasil.

Uma das participantes foi a estudante Ana Carolyne Bezerra, de 14 anos, da Escola Estadual Senador Antovila Mourão. A jovem foi campeã da série Ouro da competição de Karatê, o maior ranqueamento do JEBs, e garantiu a convocação para competições como o Sul-Americano na Colômbia e o Mundial Escolar na Sérvia, ambas em 2025.

“Foi uma honra muito grande ser escolhida para representar o Amazonas. Eu fiquei muito feliz com a minha conquista e é uma honra ser reconhecida pelo governador, e estar do lado dele é uma coisa muito boa, porque o apoio para as passagens veio do governo. É muito bom esse sentimento de estar sendo reconhecida pelo meu esporte”, disse a atleta.

Mundial

O governador Wilson Lima também recebeu sete alunos da rede estadual que vão representar o Amazonas no mundial escolar Gymnasiade 2024. O grupo de atletas competirá na modalidade de wrestling em Bahrein, no Oriente Médio, de 23 a 31 de outubro.

Os estudantes foram selecionados em uma classificatória promovida pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE) e viajam no próximo domingo (20/10) para o país.

FOTOS: Alex Pazuello e Diego Peres/Secom

Notícias relacionadas

Pular para o conteúdo