Mais de 3 mil senhas serão distribuídas em três centros de convivência nesta quarta-feira (20). (Foto: Sejusc)

O Governo do Amazonas realiza nesta quarta-feira (20/08) o agendamento presencial para o Mutirão da Cidadania, voltado à emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). A ação acontece das 7h às 13h em três pontos da capital: Centro de Convivência Magdalena Arce Daou (Compensa), Centro de Convivência Teonízia Lobo (Amazonino Mendes) e Ceti João dos Santos Braga (Nova Cidade).

Serão distribuídas mais de 3 mil senhas individuais e intransferíveis. O atendimento será feito entre os dias 25 de agosto e 5 de setembro, de segunda a sexta-feira, nas unidades do Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC) mais próximas do endereço do solicitante.

Segundo a secretária da Sejusc, Jussara Pedrosa, a iniciativa atende a uma determinação do governador Wilson Lima. “Estimamos atender cerca de 10 mil pessoas durante essas duas semanas de mutirão”, afirmou.

Entrega de documentos pendentes

Além da emissão da CIN, o mutirão também vai realizar a entrega de documentos já solicitados. De acordo com o diretor do Instituto de Identificação Aderson Conceição de Melo (IIACM), Mahatma Porto, cerca de 21 mil carteiras estão prontas, mas ainda não foram retiradas.

Para fazer a retirada, é necessário apresentar o protocolo de atendimento ou qualquer outro documento de identificação no mesmo PAC onde foi feita a solicitação.

O que levar para o agendamento

A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) informa que os documentos obrigatórios para o agendamento são:

  • CPF ou comprovante de inscrição (espelho da Receita Federal)
  • Certidão de nascimento
  • Certidão de casamento (para casados no civil)
  • Certidão de casamento atualizada com averbação (para divorciados)
  • Comprovante de residência original

O espelho do CPF pode ser obtido no site da Receita Federal:
https://servicos.receita.fazenda.gov.br/Servicos/CPF/ConsultaSituacao/ConsultaPublica.asp

Troca não é obrigatória

As carteiras de identidade antigas continuam válidas até 2032. Por isso, a recomendação é que apenas pessoas com urgência na emissão procurem o atendimento durante o mutirão.

 

*Com informações da Agência Amazonas

Notícias relacionadas

Ir para o conteúdo