Tradicional programação no entorno do Largo de São Sebastião também permanece na agenda natalina

Nesta quinta-feira (18/11), o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, lança a campanha “O Mundo Encantado do Natal – Onde a magia é feita de alegria”, com programação em diversos bairros da capital e em 20 cidades do interior do estado. Entre os destaques também estão a tradicional decoração do Largo de São Sebastião; o espetáculo “Um Presente para o Natal”, no Teatro Amazonas; o “Povos Criativos: Feira de Economia Criativa – Edição de Natal”, no Centro Cultural dos Povos da Amazônia; além do Natal nos Centros de Educação de Tempo Integral (Cetis).

O projeto faz parte do programa +Cultura e é realizado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, em parceria com o Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS) e a Agência Amazonense de Desenvolvimento Cultural (AADC), com apoio da Secretaria de Estado de Educação e Desporto, Fundação de Vigilância em Saúde Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS), TV Encontro das Águas e Imprensa Oficial do Estado do Amazonas (IOA).

O secretário Marcos Apolo Muniz destaca que as atividades vão gerar emprego e renda para trabalhadores da cadeia produtiva da cultura e da economia criativa. Ele comenta que todo roteiro foi pensado para contemplar o máximo de pessoas, entre trabalhadores da cultura e economia criativa, artistas e público.

“Estamos aqui, diretamente da Central Técnica de Produção, que é onde a magia acontece, a nossa fábrica de sonhos. Aqui, você está encontrando dezenas, centenas de profissionais, artistas de todas as áreas atuando para que a gente possa levar até a população o nosso Mundo Encantado do Natal. Neste ano a gente está com a programação ampliada, diferenciada, diversificada e com uma difusão impressionante”, comenta.

Marcos Apolo destacou os trabalhos no entorno do Teatro Amazonas. “O Largo de São Sebastião vai receber uma decoração especial, diferenciada que a gente fez justamente para que a gente pudesse ampliar nossa capacidade de contratação. São quase 600 profissionais contratados diretamente, e isso tudo se multiplica a partir do momento que a gente tem um alcance ainda maior, movimentando a engrenagem da economia da cultura”.

Natal nos Municípios – Dez cidades vão receber árvores de Natal e uma programação especial, com a participação da população. São elas: Itacoatiara, São Sebastião do Uatumã, Novo Airão, Barcelos, Coari, Tabatinga, Tapauá, Humaitá, São Gabriel da Cachoeira e Alvarães.

A decoração vai contar também com um cenário para fotos, em alusão à tradição dos cartões natalinos. Ao lado de cada árvore será disposto um painel temático, confeccionado no formato de um cartão de Natal e com iluminação de LED.

Em cada local também será realizada uma parada com os personagens natalinos.

‘Natal Itinerante’ – Já Silves, Rio Preto da Eva, Presidente Figueiredo, Autazes e Iranduba vão receber o “Natal Itinerante”, com intervenções artísticas de contação de histórias, shows musicais, parada com o Papai Noel, Mamãe Noel e demais personagens natalinos. A atividade também vai ser realizada em cinco bairros da capital: Viver Melhor, Jorge Teixeira, Cidade de Deus, Novo Aleixo e Nova Vitória.

Numa carreta palco, a Companhia Metamorfose vai exibir, durante uma hora, a peça “A Caravana Mágica do Natal”, com oito atores se revezando em cena para apresentar o significado dos símbolos de Natal.

Notícias relacionadas

Acessar o conteúdo