Obra inédita beneficiará todo o sistema viário da comunidade, composto por 30 ruas

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra), avançou com a obra de pavimentação do sistema viário da comunidade Novo Céu, no município de Autazes, distante 113 quilômetros de Manaus.

Com investimento no valor de R$ 17,8 milhões, a obra já alcançou 85% de execução e contempla 12,31 quilômetros de vias, o equivalente a todas as 30 ruas que compõem o sistema viário da comunidade.

Nesta etapa, estão em andamento os serviços de implantação de sinalização horizontal e vertical. Já os serviços de terraplenagem; pavimentação, com aplicação de primeira e segunda capa asfáltica; drenagem, com meio-fio e sarjeta; e urbanização, com calçada, já foram todos concluídos.

Sonho realizado

Para o pecuarista Dalton Serudo, de 28 anos, o asfaltamento da comunidade foi um divisor de águas. “Na época de chuva, era cheio de lama e as dificuldades eram inúmeras para chegar ao trabalho, à escola ou qualquer lugar que fosse. Já no inverno, apesar da trafegabilidade ser melhor, sofríamos com a poeira, que atrapalhava tudo”, explicou.

Feliz com os benefícios trazidos pela obra, Serudo comemorou as melhorias advindas com a pavimentação das ruas. “A realidade agora é outra no Novo Céu. O asfalto chegou para melhorar e muito a vida da gente e com certeza é um sonho realizado e que está sendo muito bem aproveitado”, disse.

Desenvolvimento econômico

Quem também comemorou a chegada do asfalto foi a empresária Iolanda Corrêa Figueiredo, de 31 anos, que falou da facilidade para atuar com as entregas de seu comércio tendo em vista a pavimentação das ruas da comunidade.

“Agora com o asfalto, melhorou 100% tanto para nós, que podemos continuar trabalhando com as entregas no Novo Céu, como para os nossos clientes, que conseguem chegar até aqui de moto ou mesmo a pé, sem ter dificuldade. Isso facilitou nossa vida e tem trazido bons resultados, principalmente na economia”, completou a empresária.

Investimento

O secretário da Seinfra, Carlos Henrique Lima, destacou a importância dessa obra para o desenvolvimento da comunidade, que tem na produção de ovos, frutas e legumes, leite, queijo, manteiga e iogurte a base de sua economia.

“Obras como essa movem a comunidade e proporcionam não apenas uma trafegabilidade segura e digna, mas estimulam também o desenvolvimento social e econômico da comunidade, ajudando na geração de emprego e renda e em inúmeros benefícios para toda a população”, ressaltou o titular da pasta.

Situado na região do Rio Negro-Solimões, o município de Autazes possui uma população estimada em 41.582 habitantes, segundo dados colhidos pelo Censo de 2022, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE).

FOTOS: Divulgação/Seinfra

Notícias relacionadas

Pular para o conteúdo