O Governo do Amazonas está finalizando a preparação dos editais do concurso público para as forças de segurança pública, anunciado pelo governador Wilson Lima. Esse é um dos concursos mais esperados em décadas no estado. As comissões estão em fase de consulta das bancas examinadoras.
Para o lançamento do concurso, o Governo encaminhou Projetos de Lei à Assembleia Legislativa (Aleam) que aperfeiçoam a atual legislação que rege concursos, em especial para atender ao processo de seleção de novos praças e oficiais para a Polícia Militar do Amazonas (PMAM).
Entre essas alterações está o aumento da idade máxima de ingresso, de 28 para 35 anos; o percentual mínimo de 10% de vagas para as mulheres, no quadro de combatentes, ou seja, dos policiais que enfrentam a criminalidade nas ruas; e a redução nos prazos de realização do concurso, medida que visa acelerar a realização e nomeação dos novos policiais, que vão fortalecer principalmente as tropas das polícias Civil, Militar e do Corpo de Bombeiros. O combate ostensivo à criminalidade é uma das prioridades da administração Wilson Lima.
A proposta de mais mulheres na PMAM será fortalecida em emenda a ser apresentada pelo líder do Governo na Aleam, deputado Felipe Souza, nesta quinta-feira (7/10). “Sou um defensor e apoiador das causas e lutas em favor das mulheres. Por isso protocolei uma emenda ao Projeto de Lei n. 470/2021, oriundo da Mensagem Governamental de n. 115/2021, reforçando no que diz respeito à reserva de, no mínimo, 10% das vagas do concurso da PM garantidas a elas. Essa é uma medida que, além de valorizar e potencializar os resultados da corporação com a inserção desse público, dá espaço e vez a quem tem mostrado, cada vez mais, atuação e protagonismo em todas as áreas da sociedade, as mulheres”, destaca o parlamentar.
Os projetos de lei, que preveem as mudanças, muitas atendendo pleitos da sociedade organizada, como aumento na idade máxima de ingresso dos candidatos que sonham em ser policiais, em especial na Polícia Militar, estão em tramitação na Aleam, para votação prevista nas próximas sessões plenárias.
Programa – O concurso faz parte do programa Amazonas Mais Seguro e garante a contratação de novos servidores para corporações que aguardavam há mais de duas décadas por um certame. Serão abertas 2,5 mil vagas, distribuídas entre cinco órgãos que compõem a estrutura do Governo do Estado.
O concurso público, com salários a partir de R$ 2.600, convocará servidores para a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), Polícia Militar do Amazonas (PMAM), Polícia Civil (PC-AM), Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) e Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM).
Cidade mais Segura: SSP-AM prende nove pessoas e apreende drogas e armas em Manaus e no Iranduba
Operação comandada pela SSP-AM visa combater a criminalidade em Manaus e nos municípios do interior do estado
Agentes da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), em parceria com a Polícia Militar e a Polícia Civil, deflagraram, nesta quarta-feira (06/10), a operação Cidade mais Segura em Manaus e no município de Iranduba (a 27 quilômetros de Manaus). Ao todo, nove pessoas foram presas e dois adolescentes foram apreendidos. Com os suspeitos, foram apreendidas três armas de fogo, sendo duas pistolas e um rifle calibre 44, além de munições, porções de drogas e um carro roubado.
A operação segue determinação do secretário de Segurança Pública, general Carlos Alberto Mansur, para combater a criminalidade em Manaus e nos municípios do interior do estado. Participaram da operação agentes da Secretaria Executiva-Adjunta de Operações (Seaop), policiais militares da Força Tática e Rondas Ostensivas Cândido Mariano (Rocam), além de policiais civis de Iranduba.
As ações foram deflagradas, simultaneamente, nos bairros Santo Agostinho, Nova Esperança e Planalto, na zona oeste da capital amazonense. Em Iranduba, a apreensão dos dois adolescentes, de 14 e 16 anos, em posse do rifle, aconteceu na rua Araras, bairro Novo Amanhecer.
De acordo com o capitão Fabrício Almeida, os criminosos comercializavam entorpecentes no município de Iranduba, e se escondiam dos policiais nos bairros da zona oeste da capital.
“Além dos entorpecentes comercializados, os suspeitos cometiam homicídios de membros rivais. Nós conseguimos desmantelar uma parte do grupo, que realizava roubos e furtos de veículos e aparelhos celulares na capital. Inclusive, prendemos um dos infratores com uma grande quantidade de celulares roubados e furtados”, ressaltou o capitão.
No bairro Santo Agostinho, seis pessoas foram presas em uma residência e, no local, foram apreendidas porções de maconha e uma pistola calibre 380. No bairro Planalto, outras três pessoas foram presas com uma arma de fogo.
A operação teve por objetivo prender indivíduos envolvidos com crimes como tráfico de drogas, organização criminosa, homicídio e roubos em Manaus e no município de Iranduba.
Denúncia – O disque-denúncia 181 funciona 24 horas por dia, sete dias por semana. As ligações são gratuitas e sigilosas. Outra forma de repassar informações é por meio do site www.ssp.am.gov.br.
FOTOS: Tarcísio Heden/ SSP-AM