Projeto oferece ao público experiências ligadas a arte no período de prevenção contra o Covid-19

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, lança, nesta segunda-feira (23/03), a campanha “Cultura Sem Sair de Casa”, que oferecerá ao público experiências ligadas à arte no período de prevenção contra o Covid-19. Serão oferecidas aulas virtuais, no Youtube e no Instagram, com professores do Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro, performances dos Corpos Artísticos como Amazonas Filarmônica, Orquestra de Câmara, Balé Folclórico, Corpo de Dança, Orquestra de Violões, Amazonas Band e Coral do Amazonas; tutorial de maquiagem artística, além de indicação de livros, filmes, playlists e técnicas de alongamento e respiração para amenizar a ansiedade no período de isolamento social.

Segundo o titular da pasta, Marcos Apolo Muniz, será disponibilizado ainda o projeto Praticarte, com videoaulas de desenho artístico, violão e teclado produzidas, captadas, editadas e finalizadas pelo Núcleo de Audiovisual da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. Parte do conteúdo será exibido pela TV Encontro das Águas.

“Vamos oferecer aulas com e sem instrumentos para contemplar diferentes públicos. Queremos oferecer experiências por meio da arte, que é uma aliada nesta fase de isolamento”, afirma o secretário. “Estamos elaborando uma série de atividades que podem ser compartilhadas através dos canais digitais e trabalhando a nossa biblioteca virtual para disponibilizar vários títulos para a população”.

O projeto também inclui exibição de filmes que apresentam artistas e personalidades ligadas à Cultura do Estado. Entre os primeiros títulos disponíveis, todos do cineasta Sérgio Cardoso, estão “Óscar Ramos – O homem que morava no cinema Éden”, “Otoni Mesquita – Narrativas da Vida e da Arte”, “Jair Jacqmont – As Cores da Amazônia” e “Roberto Evangelista – Arte & Transcendência”.

Redes sociais – Artistas farão vídeos caseiros para compartilhar, por meio do Facebook e do Instagram da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, indicações de livros, filmes, séries, playlists entre outros conteúdos.

A estreia traz o regente da Orquestra de Câmara do Amazonas, Marcelo de Jesus, com a publicação “Beethoven – As Muitas Faces De Um Gênio” (Editora Contexto, 2019), dos autores Romain Rolland e João Maurício Galindo, que já foi maestro assistente da Amazonas Filarmônica.

“Neste momento de necessário e vital isolamento social, a arte é uma potente aliada, e já que, em 2020, comemoramos 250 anos do nascimento do compositor Beethoven, indico ‘Beethoven – As Muitas Faces De Um Gênio’, livro com uma linguagem acessível a todos, sem ser superficial e também com indicações de música durante a leitura”, afirma o maestro.

A Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa está no YouTube, Instagram, Facebook e Twitter (@culturadoam) e no aplicativo Cultura.AM.

FOTO: Divulgação

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