Foram implantados 176 pontos de LED nos estacionamentos do HPS 28 de Agosto e Instituto Dona Lindu, além da área do entorno
O Governo do Amazonas concluiu, na quarta-feira (11/12), a implantação de 176 pontos de iluminação pública de LED, pelo Programa Ilumina+ Amazonas, na área dos estacionamentos e entorno do Complexo Hospitalar Sul, formado pelo Hospital e Pronto-Socorro (HPS) 28 de Agosto e o Instituto da Mulher Dona Lindu, unidades da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM).
Os serviços fazem parte das obras de melhoria da infraestrutura da área, que incluem recapeamento asfáltico, sinalização viária e drenagem superficial (calçada meio-fio e sarjeta). A execução é da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), órgão da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb).
O secretário da Sedurb, Marcellus Campelo, ressaltou que a nova iluminação vai garantir mais segurança para as pessoas que utilizam e trabalham no complexo hospitalar. “Melhoramos a iluminação existente e ampliamos para mais 39 pontos no Complexo Hospitalar Sul, onde, agora, a população tem um conforto e ainda mais segurança para que possa estacionar no local. Melhoria tanto para os usuários quanto para os servidores, funcionários e quem circula nessa área”, disse.
A secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, destaca que o Governo do Amazonas vem realizando obras e implantando melhorias nas unidades, em todas as zonas da cidade. “O HPS 28 Agosto abriu mais 48 leitos e passou por ampla revitalização, em vários ambientes. Agora, as melhorias estão sendo realizadas na área externa das duas unidades que formam o Complexo Hospitalar Sul”, observou.
A técnica de enfermagem Ana Cristina Ribeiro, 47, que trabalha no HPS 28 de Agosto há 15 anos, destacou as melhorias proporcionadas pela nova iluminação. “Agora, ficou bem claro, a visibilidade melhor. Às vezes a gente saía do trabalho, entrava no carro e já ia embora. Hoje não, a gente pára, dá uma conversada, até dar um certo horário e a gente poder sair tranquilo no trânsito”, contou.
Para o agente de portaria Yan Fabrício, 26, a ronda pelo entorno do complexo hospitalar vai ficar muito mais eficiente. “Deu uma ótima melhorada, devido à luminosidade aumentar. Fica mais fácil a gente fazer essa ronda, dá mais segurança tanto para os funcionários quanto para os usuários”, ressaltou.
Ilumina+ Amazonas
O Ilumina+ Amazonas já alcançou 49 dos 61 municípios do interior, além de 221 comunidades rurais e indígenas, beneficiando mais de 1,5 milhão de pessoas. Lançado em 2022, o programa de modernização do sistema de iluminação pública do interior atingiu 77,05% de execução, com a implantação de mais de 85 mil pontos de LED.
Complexo de Saúde
O Governo do Amazonas passou a contar com o Complexo Hospitalar Sul (CHS), que unificou o funcionamento do HPS 28 de Agosto e o Instituto da Mulher Dona Lindu. Com o modelo de gestão integrada das unidades, os serviços executados ganham maior eficiência e agilidade no atendimento, oferecendo à população que for atendida a mesma qualidade que existe atualmente no Hospital Delphina Aziz.
Com o Complexo Hospitalar da Zona Sul, a diferença estará na administração das duas unidades, que será feita de forma unificada, com melhoria na infraestrutura dos hospitais, tanto dentro das unidades, quanto no lado externo, oferecendo mais conforto aos pacientes, familiares e profissionais. Também serão implementados novos equipamentos e tecnologias, o que vai possibilitar a ampliação na oferta dos atendimentos.
FOTOS: Mauro Neto/Secom e Thiago Corrêa/UGPE