O sistema móvel faz parte do programa Água Boa, que amplia oferta de água potável
Em um esforço contínuo para diminuir os impactos da estiagem nas comunidades mais afetadas, o Governo do Amazonas, por meio da Defesa Civil do Estado, já entregou 4 unidades de Estações de Tratamento de Água Móvel (Etam) do programa Água Boa e mais dezesseis estão em processo de montagem. Estas iniciativas são parte integrante da Operação Estiagem 2024, visando fornecer água potável às comunidades ribeirinhas prejudicadas pela seca.
As Etam’s foram instaladas em embarcações e já estão em pleno funcionamento. Elas têm a capacidade de atender até 1.000 pessoas por dia com água potável. Até o momento, os nove municípios beneficiados por essa ação humanitária são: Autazes, Itacoatiara, Manacapuru e Manaquiri, que a partir da instalação, passam a ter acesso contínuo a recursos hídricos de qualidade.
O agente da Defesa Civil, subtenente Alessandro Silva, explica que as Estações de Tratamento de Água Móvel, tem o objetivo de facilitar a rotina de moradores da região, que enfrentavam dificuldades para conseguir acesso a água potável.
“O purificador está instalado em uma embarcação que navegará pelas águas das comunidades vizinhas, atendendo a diversas localidades. Isso não apenas alivia a pressão sobre as fontes locais de água, mas também proporciona alívio imediato às comunidades que enfrentam a escassez de água. Nós estamos colocando essas estações itinerantes em pontos estratégicos, onde as comunidades próximas podem ir lá com os seus recipientes e pegar água potável pronta para beber”, destacou o agente.
Projeto Água Boa
Idealizado e implementado na gestão do governador Wilson Lima, a partir de 2019, o projeto Água Boa conta com unidades implantadas pela Defesa Civil do Amazonas e atualmente, contabiliza, aproximadamente 549 purificadores entregues em 54 municípios do estado, 4 Etam’s e mais 16 estão em processo de montagem. Cada kit contendo um purificador e uma caixa d’água tem a capacidade de atender até 250 famílias por dia.
FOTOS: Roberto Carlos/Secom