Em Tonantins (a 865 quilômetros de Manaus), durante ação de regularização de produtores rurais promovida pelo Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), 22 agricultores familiares da Comunidade Tradicional da Alegria (Aprocarmo) foram beneficiados com a entrega de 12 Cartões do Produtor Primário (CPP) e a emissão de 10 Cadastros Nacionais da Agricultura Familiar (CAF).
Realizada por meio da Unidade Local (UnLoc) Idam/Tonantins, a emissão de documento faz parte das ações itinerantes do Idam, voltadas às comunidades de trabalhadores rurais, o qual permite acesso a serviços relacionados à Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater).
O gerente da UnLoc, José Dirley, destacou que, com os documentos em mãos, os agricultores familiares e a associação da qual eles fazem parte poderão participar de editais do Fundo de Promoção Social (FPS) e, também, ter acesso a outras políticas públicas de fomento ao setor primário, como, por exemplo, o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).
“Além disso, o Idam também faz parte da organização da Feira do Agricultor Familiar, que será um espaço formado apenas com os comunitários. Essa é uma iniciativa de incentivo para que eles possam comercializar polpa de açaí, bananas e hortaliças, que são os principais alimentos produzidos na Comunidade Tradicional do Alegria”, anunciou o gerente.
FOTOS: Divulgação/Idam