Coordenada pela Sepror, reunião visa integração entre municípios e Estado para fortalecimento do setor primário no Amazonas

Nesta quinta-feira (10/03), o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror) e vinculadas Idam, Adaf e ADS, deu início ao 1º Encontro de Secretários Municipais de Agricultura do Amazonas. O objetivo é agregar e levantar demandas dos municípios com potencial na produção rural, e definir novas diretrizes para o desenvolvimento do setor primário amazonense de forma sustentável.

O encontro, com duração de dois dias, acontece na Fazenda Santa Rosa, localizada no Km 12 da rodovia estadual AM-010, Ramal do Caldeirão, no município de Iranduba (a 38 quilômetros de Manaus), e conta com a participação de 52 secretários municipais.

“Temos aqui 52 secretários municipais dos 62 municípios do Amazonas, e é muito importante esse encontro para promover essa integração e, acima de tudo, apontar caminhos do desenvolvimento sustentável. A determinação do governador Wilson Lima é que a gente busque a geração de emprego, renda e oportunidade para quem está no interior, e o setor primário é um instrumento muito importante para dinamizar a economia, diversificar a matriz econômica” destacou Petrucio Magalhães Júnior, titular da Sepror.

O consultor e mediador, Gabriel Perci, destacou que o encontro serve para trabalhar o levantamento de propostas para o desenvolvimento da atividade do setor primário da agricultura do estado do Amazonas.

“Você chama os clientes para levantar subsídios para definir diretrizes para o desenvolvimento da atividade do setor primário ou da agricultura para o estado do Amazonas, fazendo uma avaliação de como é que está hoje a situação da agricultura no estado, identificando demandas regionais por calha e construindo um documento que vai ser uma diretriz, uma proposta de estado, para fortalecer e consolidar o setor primário da região”, disse Gabriel.

O secretário de Agricultura de Benjamin Constant, Maurício Veloso, destacou a importância do evento.

“A nossa expectativa é enorme, de conhecer as demandas e potencialidades das nossas outras calhas do Amazonas. De discutir e elaborar propostas para um plano de estado, com o objetivo de definir as demandas através de diretrizes”, afirmou.

Educação agroambiental – No segundo dia do encontro, na sexta-feira (11/03), os secretários poderão colocar em prática o aprendizado e vivenciar e experiência na educação agroambiental da Fazenda.

“Estamos na Fazenda Santa Rosa, que é uma fazenda referência em educação agroambiental. Aqui nós temos um modelo, um case de sucesso de que é possível produzir alimentos e garantir a sustentabilidade, então eles vão ter oportunidade de visitar a área de produção de mel, o apiário, e de ver uma pecuária sustentável em pastejo rotacionado, uma piscicultura realmente sustentável do ponto de vista econômico, fruticultura e consórcio de espécies”, destacou Petrucio Magalhães.

FOTOS: Djalma Junior/Sepror

Notícias relacionadas

Pular para o conteúdo