A iniciativa gerou oportunidade de renda para empreendedores locais na feira promovida pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa

Neste sábado (17/08), a Secretaria de Cultura e Economia Criativa promoveu diversas ações no Governo Presente que, nesta semana, beneficiou a comunidade do bairro de Petrópolis. Serviços gratuitos oferecidos pelas Secretarias do Estado, bem como atividades artísticas e de incentivo ao empreendedorismo cultural ocuparam a estrutura do Colégio Militar da Polícia Militar – Unidade 1, localizado na avenida Codajás.

A Secretaria de Cultura abriu a programação com música e uma mostra de dança de salão das alunas que participaram da oficina promovida pelo Liceu de Artes e Ofício Claudio Santoro. O Governo Presente também foi palco de uma Feira de Economia Criativa, composta por 10 empreendedores locais, que puderam expor e comercializar seus produtos.

O secretário de Cultura e Economia Criativa, Marcos Apolo Muniz, ressaltou o envolvimento da estrutura organizacional do governo na ação, que se estende até o mês de dezembro, percorrendo diferentes bairros e comunidades da capital.

”É uma ação importante, porque envolve diversas secretarias do Estado, é uma integração de todos os secretários e isso é um feito do governador Wilson Lima, que sempre nos incentiva a trabalhar cada vez mais pela população”, disse. “Aqui nós estamos falando de saúde, de segurança, a nossa secretária fazendo oficinas, entregas de certificados para os empreendedores culturais tudo isso para gerar oportunidades a população”, complementa o secretário.

A professora e assistente social Nilziene Lopes recebeu, das mãos do Governador Wilson Lima, o certificado de conclusão da Oficina de Dança de Salão, promovida pela equipe do Liceu Claudio Santoro, na semana que antecedeu o Governo Presente. “Eu amo a dança, e quando divulgaram a oficina decidi me inscrever. Já fiz balé clássico na juventude, mas precisei parar. Agora, depois de tanto tempo, voltei a dançar”, comemorou Nilziene, prometendo dar continuidade à prática.

Quem também participou da oficina e teve a oportunidade de se apresentar no palco do Governo Presente foi a professora Eveline Ramos. “Eu amo dançar. Aprendi coisas que eu não sabia, comecei a consertar erros e agora estou me aprimorando. Danço desde pequena com meu pai e minha mãe, e até hoje eles, com 70 anos, continuam dançando. A dança é de família para mim”, enfatizou Eveline.

Ao lado do governador Wilson Lima, o secretário Marcos Apolo Muniz e o diretor do Liceu Claudio Santoro, Davi Nunes, participaram da entrega do certificado à aluna no palco. A música, também foi levada pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa, que ficou a cargo de Ramon Lopes, com uma apresentação de voz e violão. Além disso, o Espaço da Cultura e Artes, destinado ao público infantil, ofereceu atividades lúdicas e educacionais, materiais personalizados, e cama elástica.

Feira criativa

Sucesso na edição anterior do Governo Presente, a Feira de Economia Criativa reuniu artesãos e empreendedores locais, responsáveis pela produção e comercialização dos mais diversos produtos para o fomento da renda familiar.

Há mais de 10 anos, a artesã indígena Maira Mura se dedica à produção de acessórios tradicionais, feitos com sementes naturais e vestimentas tradicionais com grafismos. Pela primeira vez, Maira participa da feira no Governo Presente e espera participar das demais até dezembro. “É uma boa oportunidade. Nós somos empreendedores individuais e indígenas, então é uma forma de ganhar uma renda. É com esse empreendedorismo que eu sustento minha família, meus filhos, minha casa, trazendo alimentação, vestimenta para toda a família. Muito obrigada”, afirmou a artesã.

FOTOS: David Martins / Secretaria de Cultura e Economia Criativa

Notícias relacionadas

Pular para o conteúdo