Aula inaugural aconteceu nesta quarta-feira (21/08)
A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) realizou, nesta quarta-feira (21/08), a aula inaugural do Programa de Apoio à Iniciação Científica (Paic) 2024/2025 da Fundação, na sede da instituição. Esta edição contempla 14 bolsistas com pesquisas em vigilância em saúde.
Entre as temáticas desenvolvidas nos projetos de pesquisa, estão educação em saúde, controle de infecção, vigilância em saúde do trabalhador, laboratorial e epidemiológica. O objetivo do Paic na FVS-RCP é fomentar a pesquisa e contribuir na formação dos profissionais.
De acordo com a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, além de contribuir com a vigilância em saúde, a iniciação científica promove o desenvolvimento dos profissionais de saúde. “Muitos desses bolsistas vão atuar na saúde pública. É uma oportunidade para formar profissionais ainda mais capacitados”, afirma.
A diretora de Ensino, Pesquisa e Inovação da fundação, Luciana Fé, acrescenta que a iniciação científica também estimula a formação de pesquisadores. “Aqueles estudantes que querem seguir na carreira acadêmica encontram, no Paic, a orientação de pesquisadores experientes, fundamental para desenvolvimento de habilidades em metodologia científica, análise de dados e redação acadêmica”, disse.
O coordenador do Paic na FVS-RCP, Timóteo Watanabe, destaca, ainda, que, por meio do programa, os estudantes têm orientação direta dos pesquisadores. “Esse contato ajuda a refinar as ideias, metodologias e compreender melhor o processo de pesquisa”, acrescenta.
Uma das bolsistas dessa edição no Paic na FVS-RPC é a estudante de enfermagem Vitória Gonçalves, que irá desenvolver pesquisa relacionada a controle de infecções. “A iniciação científica vai me levar para lugares em que eu possa ter mais conhecimento sobre o objeto de estudo”, disse.
Também na turma deste ano, o estudante de medicina José Victor Casas, estudará sobre as características de pacientes vivendo com HIV/Aids que abandonaram a terapia antirretroviral. “É uma oportunidade que nós temos de estar em contato com o método científico, permitindo com que nós possamos aprofundar o conhecimento”, acrescentou o estudante.
Paic
O Programa de Apoio à Iniciação Científica (Paic) é uma iniciativa que oferece aos estudantes a oportunidade de desenvolvimento de habilidades de pesquisa, preparação para a carreira acadêmica, incentivo à produção científica, integração entre ensino e pesquisa e formação de recursos qualificados.
Os estudantes são selecionados via edital público com a oferta de bolsas de estudo financiadas pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), do Governo do Amazonas.
FOTOS: Girlene Medeiros/FVS-RCP e Divulgação/FVS-RCP