As medalhas foram conquistadas no atletismo, wrestling, badminton, vôlei de praia e judô

Estão encerrados os Jogos da Juventude 2024, organizados pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB). Em João Pessoa (PB), a delegação amazonense conquistou 17 medalhas, novo recorde na competição. Ao total, foram 149 atletas amazonenses em 16 modalidades de disputa. Nas modalidades coletivas, o Amazonas termina sem nenhum rebaixamento, além de acessos à divisões superiores.

Com a participação de todos os estados do país, além do Distrito Federal, os Jogos da Juventude reuniram mais de 4 mil atletas em 2024. O Amazonas terminou a competição com três ouros, seis pratas e oito bronzes, ocupando a 15ª posição geral por estados. A participação, de acordo com o chefe da delegação, Mike Moraes, foi positiva.

“Nosso objetivo era ficar entre os 10 estados, mas batemos na trave em algumas finais no atletismo e no wrestling. Entretanto, a competição foi muito positiva. Superamos o recorde de medalhas, recebemos elogios do COB, em relação a nossa organização, bom comportamento. Expectativas renovadas por mais em 2025”, destacou o professor da Secretaria de Educação.

Os Jogos da Juventude de 2025 acontecerão em Brasília, no Distrito Federal.

Acessos e manutenções

Peculiaridade no regulamento dos Jogos da Juventude, as divisões regram as disputas nas modalidades coletivas. Divididas em três, os estados podem, a partir dos seus resultados, subirem, caírem, ou se manterem em suas divisões conquistadas na edição anterior. Vôlei de quadra, de praia, basquete e handebol se enquadram no sistema de divisões.

Nesta edição, o Amazonas não contou com nenhum rebaixamento, se mantendo nas divisões e com um acesso no vôlei de praia. Em 2025, o handebol masculino e feminino, o basquete feminino, o vôlei de praia e o de quadra feminino estarão na 2ª divisão. Já o basquete e o vôlei de quadra masculino estarão na 3ª divisão.

O destaque ficou por conta do vôlei de praia masculino, que conquistou a medalha de prata na 2ª divisão e garantiu a vaga para a série de elite. Aluno da Escola Estadual (EE) Raymundo Sá, em Autazes (distante 113 quilômetros de Manaus), Aleksandro Soares, de 17 anos, falou sobre o sentimento de dever cumprido.

“Persegui o sonho de disputar os Jogos da Juventude por três anos. Nos dois primeiros, não consegui. Na minha última oportunidade, consegui chegar até aqui, e saí com a medalha e com o acesso. Desejo sucesso às novas duplas de vôlei de praia amazonense. Agora somos 1ª divisão!”, enfatizou Aleksandro, que conquistou a prata junto de Mayjhon Vieira, da mesma escola.

Quadro de medalhas

Judô: Ana Paula da Silva, prata

Badminton: Madson Andrade e Gustavo Cruz, bronze na dupla masculina; Emilly Bezerra e Ester Soares, bronze na dupla feminina

Wrestling: Francisco Panduro, ouro no individual e ouro por equipes, estilo greco-romana; Vitor Braga, ouro no individual e ouro por equipes, estilo greco-romana; João Oliveira, ouro por equipes, greco-romana; Agata Franco, Jennifer Queiroz, Heloyse Pena, Avril Oliveira e Rayellem da Costa, prata por equipes no estilo livre; Agata Franco, prata no individual; Maik Almeida, prata no individual; Jennifer Queiroz, bronze no individual; Avril Oliveira, bronze no individual; Saulo Veloso, bronze no individual; Akillys Melo, bronze no individual

Vôlei de praia: Aleksandro Soares e Mayjhon Vieira, prata na 2ª divisão

Atletismo:Benjamin Oliveira, prata no salto triplo; Maria Paula Lima, bronze no lançamento de dardo; Lucas Barros, bronze no salto em altura

FOTOS: Luiggi Bacelar / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar

Notícias relacionadas

Pular para o conteúdo