Projeto tem objetivo de ampliar a vacinação das crianças e adolescentes no Amazonas

A importância da vacinação contra Covid-19 e demais doenças imunopreveníveis para crianças e adolescentes foi destaque do reconhecimento com o selo “Juntos pela Vida”, realizado, nesta terça-feira (06/06), pelo Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM) e que teve, entre as instituições participantes, a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM).

O evento ocorreu na sede do MPAM, na zona oeste de Manaus. O projeto é uma iniciativa com o objetivo de ampliar a vacinação das crianças e adolescentes no Amazonas. O selo “Juntos pela Vida” é concedido apenas para quem alcançou 80% ou mais, no número de alunos imunizados.

Nesta edição, foram destacadas 21 escolas, sendo 20 em Manaus e 1 em Tefé (distante 523 quilômetros de Manaus). Participante do evento, a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, destaca que a entrega dos selos é a concretização da ação integrada entre instituições, estratégia necessária para que se possa ampliar as coberturas vacinais entre o público infantojuvenil.

“A ação conjunta comprometida e integrada é fundamental para que possamos intensificar a vacinação para o público de crianças e adolescentes. No âmbito escolar, onde se trabalha pedagogicamente, é imprescindível que a importância da vacinação esteja sempre em pauta. Então, o selo ‘Juntos pela Vida’ é uma experiência exitosa que contribui para o enfrentamento da Covid-19 e todas as demais doenças que atuamos no enfrentamento para ampliação da cobertura vacinal”, destacou Tatyana.

Durante o evento, o procurador-geral de justiça do Amazonas, Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior, destacou o reconhecimento do esforço das escolas que receberam o selo. “Essas 21 escolas superaram o arrojado marco de 80% de vacinação completa de seus alunos. Uma meta arrojada, mas que com muito empenho de todos os envolvidos, foi não só atingida, como superada”, afirmou.

Escolas reconhecidas
Receberam o selo “Juntos pela Vida” a Escola Municipal Indígena Monte Sião – Comunidade Monte Sião, de Tefé, e as seguintes escolas de Manaus: Escola Municipal Profª Ligia Mesquita Fialho, Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Prof.ª Elza Damasceno da Silva, Escola Municipal São Vicente de Paula, Escola Estadual Tempo Integral Prof.ª Cinthia Régia Gomes do Livramento, Escola Estadual Liberalina Weill, Escola Municipal São Francisco das Chagas, Escola Municipal São Jorge, Escola Municipal Ebenezer, Escola Indígena Municipal Aru Waimi, Escola Municipal São Sebastião II, Escola Municipal Raimunda Brasil, Escola Municipal Divino Espirito Santo, Escola Municipal São Luiz de Gonzaga, Escola Municipal Santa Rosa, Escola Municipal Profª Elizabeth Siqueira Ferreira, CMEI Eva Gomes do Nascimento, Escola Municipal Silvio Romero, Escola Municipal São Sebastião I, CMEI Jean Piaget e Creche Municipal Profª Virgínia Marília Mello de Araújo.

FOTOS: Anne Karoline Alves/FVS-RCP

Notícias relacionadas

Pular para o conteúdo