Referência nacional e internacional, o programa RespirAR mudou a história de mais de 35 mil vidas por meio do esporte
O programa RespirAR, coordenado pela Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel), tem sido essencial para muitos amazonenses que enfrentam problemas de saúde e limitações físicas. A iniciativa do Governo do Amazonas tem mudado a vida de Ilma Barcelar, de 68 anos, e sua filha Eliandra Barcelar, de 46 anos, que compartilham histórias de superação.
Ilma Barcelar, sofria com artrose, osteoporose e diabetes, enfrentando dificuldades para realizar atividades básicas do dia a dia. As dores e o cansaço constante limitavam sua qualidade de vida, mas tudo mudou após cerca de um ano sendo acompanhada pelos profissionais de fisioterapia e educação física do programa, na unidade da Vila Olímpica de Manaus.
“Sentia muito cansaço e dores para realizar as tarefas domésticas, mas tudo mudou após o acompanhamento no RespirAR, onde passei pela fisioterapia e depois para os exercícios. Agradeço muito ao governador Wilson Lima por nos ajudar, a Deus e a todas as pessoas que estão ao meu lado”, compartilhou a dona de casa, Ilma Barcelar.
Já Eliandra Barcelar, filha de Ilma, enfrentou uma trajetória ainda mais desafiadora. Em 2009, ela sofreu um AVC e passou por cinco cirurgias desde então, com sequelas graves. As dores crônicas e as limitações de movimento foram agravadas durante a pandemia da Covid-19, levando-a a enfrentar também a depressão.
No ano de 2022, Eliandra recebeu auxílio psicológico, uma assistência que se mostrou fundamental para que ela conseguisse retomar suas atividades de fisioterapia e reconquistar sua qualidade de vida. “Quero agradecer ao governo por nos dar essa oportunidade. Muito obrigada”, expressou Eliandra.
“O RespirAR, além de fornecer tratamentos especializados, tem promovido a inclusão social, a melhoria da qualidade de vida e o bem-estar físico e mental da população. O sucesso do programa na vida de Ilma e Eliandra e das mais de 35 mil pessoas beneficiadas é uma prova concreta do compromisso do Governo do Amazonas em cuidar da saúde por meio do esporte”, destacou Jorge Oliveira, secretário da Sedel.
FOTOS: Mauro Neto/Sedel